A Too Good To Go tem-se revelado uma alternativa forte e muito útil para os estabelecimentos e empresas que têm um excedente alimentar pois, através da aplicação, conseguem evitar ou reduzir o desperdício máximo.
É, neste sentido, que a marca com selo B Corp conta com o apoio e parceria de grandes grupos de retalho e distribuição, como a Danone, a Decathlon e a Nestlé Chocolates.
Estas marcas juntam-se agora aos mais de 1.700 parceiros da aplicação, que já aderiram ao movimento global da luta contra o desperdício alimentar, como a Auchan, o Intermarché, o Meu Super, a Aloma, a Bananacafé, a Padaria da Esquina, Las Ficheras, Copenhagen Coffee Lab, Cookies Bakery, Chickinho, Trigo D’Aldeia e o O Moço dos Croissants.
Assim, a Danone, a Decathlon e a Nestlé Chocolates disponibilizam na aplicação, uma seleção dos seus produtos a uma comunidade de mais de 350.000 utilizadores conscientes da importância e impacto do seu papel, enquanto consumidores.
A Decathlon Portugal assume o compromisso com a Too Good To Go em 32 das suas lojas, sendo que a intenção é também expandir às Ilhas. As Magic Boxes serão uma seleção de excedente de nutrição desportiva e o horário de recolha é bastante alargado. Este pode ser consultado na aplicação e varia consoante as lojas e respetivos horários de expediente. Os utilizadores da aplicação já salvaram, até à data, mais de 200 Magic Boxes nas lojas Decathlon.
Para Leandro Sá, líder de sustentabilidade Decathlon Portugal, “a parceria com a Too Good To Go tem sido um sucesso junto das nossas equipas e clientes, temos recebido inúmeros feedbacks positivos. E as lojas dos Açores e da Madeira, aguardam ansiosamente pela ativação nas ilhas”
A Danone abraça este desafio da Too Good To Go com pick-up points em Lisboa e Porto. A norte, no Porto Charme Hotel – os utilizadores podem reservar e recolher Magic Boxes de iogurtes, das 16:30 às 19:30. E em Lisboa, junto ao Marquês do Pombal, podem fazê-lo na Frezco, numa loja com horários bastante alargados. As magic boxes da Danone são as primeiras de iogurtes e leites fermentados a estarem disponíveis na Too Good To Go. Desde o início desta parceria, que os utilizadores já ajudaram a salvar mais de 1000 magic boxes Danone.
A Nestlé Chocolates junta-se com pick-up points disponíveis em Lisboa e Porto. Sendo o local do Porto, o mesmo da Danone, no Porto Charme Hotel – sítio onde os utilizadores da aplicação podem salvar Magic Boxes de chocolates, também num horário alargado das 16:30 às 19:30. Em Lisboa o pick-up point pode ser feito perto do Marquês de Pombal e em Alvalade, ambas as lojas também com horários bastante alargados. Os utilizadores da aplicação já salvaram, à data, mais de 150 Magic Boxes em Lisboa e mais de 450 no Porto.
A Too Good To Go assume que o desperdício alimentar e as suas consequências ambientais tornaram-se num verdadeiro problema transversal pois, independentemente do tipo de cozinha, estabelecimento, empresa ou tipo de negócio, é necessário reduzi-lo em todas as frentes.
Neste sentido, a marca assume um movimento que pretende lutar contra o desperdício alimentar, trabalhando com base em quatro pilares: famílias, empresas, escolas e regulação política. E que se materializa, enquanto solução, na aplicação contra o desperdício alimentar, que tem vindo a ganhar expressão e peso no mercado português, à semelhança do que acontece nos 15 países em que a marca está presente (Europa e EUA).
Para a Too Good To Go a parceria com a estas marcas de peso no mercado nacional, representa um dinamismo de mercados que a empresa pretende alcançar.
Segundo Madalena Rugeroni, Country Manager da Too Good To Go Portugal, “estas parcerias mostram a verdadeira transversalidade não apenas do problema do desperdício alimentar, mas também da solução que a nossa empresa disponibiliza.”
Um dinamismo que se relaciona não apenas com a oferta e diversidade de produtos, disponibilizados aos utilizadores da aplicação, como também se assume como mais um reconhecimento da relevância e impacto da marca.
Com estas parcerias a Too Good To Go pretende também criar oportunidades para abrir canais de discussão fomentando uma consciência generalizada, para a importância deste problema com consequências, também, ambientais, e da sua prevenção nos diversos momentos da cadeia alimentar, desde a produção ao consumo final.
A redução do desperdício alimentar pode representar um aumento da eficiência e contribuir para uma redução significativa da pegada ambiental de qualquer operação.
Para as marcas aderentes, esta é uma oportunidade, não só de escoar produto excedente em perfeitas condições de consumo a preços mais acessíveis, evitando assim o desperdício alimentar, como também de assumir um compromisso assente em valores e preocupações de sustentabilidade e consumo consciente.
“Reduzir o desperdício alimentar é uma das coisas mais importantes que podemos fazer para reverter o aquecimento global” afirmou Chad Frischmann, um reconhecido Ambientalista.