Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Fotos CM Castro Marim
Nacional

Governo visita Lar de Alzheimer de Castro Marim, uma das primeiras unidades do país com esta especialidade

A secretária de Estado da Inclusão ficou a conhecer as instalações e o trabalho efetuado diariamente no Lar de Alzheimer de Castro Marim

08:42 6 Janeiro, 2024 10:11 6 Janeiro, 2024 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, visitou esta sexta-feira a Estrutura Residencial para Idosos e Centro de Dia “José Cabrita” para pessoas com Alzheimer e outras demências, da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, inaugurada no ano passado.

Este equipamento social destina-se a proporcionar alojamento residencial permanente ou temporário a pessoas adultas com perturbação neurocognitiva (demência), incorporando ainda uma unidade de reabilitação neurocognitiva e serviços de saúde especializados.

A secretária de Estado ficou a conhecer as instalações e o trabalho efetuado diariamente naquela que é a primeira unidade a sul do Tejo e uma das primeiras do País com esta especialidade.

A iniciativa contou com a participação do presidente do Município, Francisco Amaral, do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, José Cabrita, da diretora do Centro Distrital de Segurança Social de Faro, Margarida Flores, da técnica do Lar de Alzheimer, Iola Fernandes, da diretora clínica da estrutura, Isabel Valente, e do presidente do Secretariado das Misericórdias de Faro, Armindo Vicente.

A Estrutura visa posicionar-se como “uma unidade piloto e de referência na prestação de cuidados e intervenção terapêutica em matéria de doenças neurodegenerativas, em particular demências, através da promoção de serviços de excelência, coadunados com atividade científica e cooperação com a comunidade”, explicou a Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, a quando a inauguração em março.

“Este equipamento social destina-se a proporcionar alojamento residencial permanente ou temporário a 70 pessoas adultas com perturbação neurocognitiva (demência), incorporando ainda uma unidade de reabilitação neurocognitiva e serviços de saúde especializados. Simultaneamente será ainda, desenvolvida uma resposta social de centro de dia, com capacidade para 20 pessoas”

Foi financiada no âmbito do Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020 e contou ainda com o apoio financeiro do Município de Castro Marim. Trata-se da primeira unidade a sul do Tejo e uma das primeiras do género do nosso país.

Foto DR

Leia também: Castro Marim tem orçamento municipal superior a 27 milhões de euros, o maior desde 2013

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Este apoio da Segurança Social pode chegar aos 670 euros por mês e há pensionistas que ainda podem não o ter pedido

11:30 4 Junho, 2026 20:03 3 Junho, 2026 | João Luís

Alguns idosos e pensionistas podem ter direito a um complemento mensal da Segurança Social: saiba como pode pedir este dinheiro extra

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Agente da Guardia Civil no terreno. Crédito: Foto DR
Europa Nacional

Jovem de 17 anos e bebé entre os 3 portugueses mortos em colisão violenta em Espanha

14:50 4 Junho, 2026 14:45 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre as vítimas estão um homem de 47 anos, um jovem de 17 e um bebé de quatro meses, todos portugueses

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

João Neves. Crédito: Lusa
Algarve Desporto

Do Algarve para o mundo: tavirense João Neves é oficialmente o futebolista português mais valioso do mundo

15:40 4 Junho, 2026 15:28 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

João Neves é o jogador português mais valioso da atualidade, segundo o mais recente ranking do Observatório do Futebol

Dia de mau tempo. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um dia de vento forte e chuva: mau tempo instala-se nestas regiões e vem com descida da temperatura

09:20 4 Junho, 2026 06:59 4 Junho, 2026 | João Luís

Previsão do IPMA aponta para céu carregado, chuva fraca, vento forte e descida da temperatura máxima em várias zonas do país

Rua da Oura. Crédito: Lusa
Algarve Economia

Vai a esta cidade algarvia no verão? Novas regras já entraram em vigor e não agradam a todos

17:00 4 Junho, 2026 14:29 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para a vida noturna em Albufeira já entraram em vigor e reduzem horários de bares, discotecas, lojas de conveniência e minimercados

Cultura Europe Direct Algarve

Fotografia e literatura unem-se em Castro Marim para revisitar o Algarve de Saramago

08:00 4 Junho, 2026 18:18 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mercado Local de Castro Marim recebe iniciativa cultural integrada nas comemorações dos 40 anos da adesão à União Europeia

Opinião

Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara

07:30 4 Junho, 2026 18:49 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Num país envelhecido, continuar a ignorar a voz dos mais velhos é também uma forma silenciosa de exclusão"

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Trânsito condicionado e sinalização de obras. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Pode haver trânsito proibido apenas para alguns veículos? O Código da Estrada não dá margem para dúvidas

20:30 4 Junho, 2026 07:29 4 Junho, 2026 | João Luís

O trânsito pode ser condicionado apenas para certos veículos em situações específicas. Quem desrespeitar a proibição arrisca multa

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

19:00 3 Junho, 2026 17:10 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos, há soluções naturais que podem ajudar a afastar baratas de casa e reduzir o risco de uma infestação

Cultura Europe Direct Algarve

Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030

17:50 3 Junho, 2026 17:53 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Intervenção converteu uma área degradada num espaço moderno, acessível e pensado para o convívio de residentes e visitantes.

Pessoas com máscara. Crédito: Magnific AI
Mundo Saúde

Novo balanço aponta para 344 casos confirmados de Ébola: número de mortos sobe para 60

16:41 3 Junho, 2026 16:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Balanço do surto de Ébola na República Democrática do Congo e no Uganda revela mais mortes e infeções na última semana

Cultura Europe Direct Algarve

Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha

16:12 3 Junho, 2026 16:13 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de 200 alunos do 8.º ano participaram em atividades sobre biodiversidade, sustentabilidade e proteção dos oceanos

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Este apoio da Segurança Social pode chegar aos 670 euros por mês e há pensionistas que ainda podem não o ter pedido

11:30 4 Junho, 2026 20:03 3 Junho, 2026 | João Luís

Alguns idosos e pensionistas podem ter direito a um complemento mensal da Segurança Social: saiba como pode pedir este dinheiro extra

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Agente da Guardia Civil no terreno. Crédito: Foto DR
Europa, Nacional

Jovem de 17 anos e bebé entre os 3 portugueses mortos em colisão violenta em Espanha

14:50 4 Junho, 2026 14:45 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre as vítimas estão um homem de 47 anos, um jovem de 17 e um bebé de quatro meses, todos portugueses

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

João Neves. Crédito: Lusa
Algarve, Desporto

Do Algarve para o mundo: tavirense João Neves é oficialmente o futebolista português mais valioso do mundo

15:40 4 Junho, 2026 15:28 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

João Neves é o jogador português mais valioso da atualidade, segundo o mais recente ranking do Observatório do Futebol

Dia de mau tempo. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um dia de vento forte e chuva: mau tempo instala-se nestas regiões e vem com descida da temperatura

09:20 4 Junho, 2026 06:59 4 Junho, 2026 | João Luís

Previsão do IPMA aponta para céu carregado, chuva fraca, vento forte e descida da temperatura máxima em várias zonas do país

Rua da Oura. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

Vai a esta cidade algarvia no verão? Novas regras já entraram em vigor e não agradam a todos

17:00 4 Junho, 2026 14:29 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para a vida noturna em Albufeira já entraram em vigor e reduzem horários de bares, discotecas, lojas de conveniência e minimercados

Cultura, Europe Direct Algarve

Fotografia e literatura unem-se em Castro Marim para revisitar o Algarve de Saramago

08:00 4 Junho, 2026 18:18 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mercado Local de Castro Marim recebe iniciativa cultural integrada nas comemorações dos 40 anos da adesão à União Europeia

Opinião

Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara

07:30 4 Junho, 2026 18:49 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Num país envelhecido, continuar a ignorar a voz dos mais velhos é também uma forma silenciosa de exclusão"

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve, Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Trânsito condicionado e sinalização de obras. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Pode haver trânsito proibido apenas para alguns veículos? O Código da Estrada não dá margem para dúvidas

20:30 4 Junho, 2026 07:29 4 Junho, 2026 | João Luís

O trânsito pode ser condicionado apenas para certos veículos em situações específicas. Quem desrespeitar a proibição arrisca multa

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

19:00 3 Junho, 2026 17:10 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos, há soluções naturais que podem ajudar a afastar baratas de casa e reduzir o risco de uma infestação

Cultura, Europe Direct Algarve

Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030

17:50 3 Junho, 2026 17:53 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Intervenção converteu uma área degradada num espaço moderno, acessível e pensado para o convívio de residentes e visitantes.

Pessoas com máscara. Crédito: Magnific AI
Mundo, Saúde

Novo balanço aponta para 344 casos confirmados de Ébola: número de mortos sobe para 60

16:41 3 Junho, 2026 16:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Balanço do surto de Ébola na República Democrática do Congo e no Uganda revela mais mortes e infeções na última semana

Cultura, Europe Direct Algarve

Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha

16:12 3 Junho, 2026 16:13 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de 200 alunos do 8.º ano participaram em atividades sobre biodiversidade, sustentabilidade e proteção dos oceanos

Últimas Notícias

  • Pode haver trânsito proibido apenas para alguns veículos? O Código da Estrada não dá margem para dúvidas
    Pode haver trânsito proibido apenas para alguns veículos? O Código da Estrada não dá margem para dúvidas
  • ASAE apreende mais de 14.000 peças automóveis contrafeitas: valiam mais de 600.000€
    ASAE apreende mais de 14.000 peças automóveis contrafeitas: valiam mais de 600.000€
  • Nesta vila algarvia há um hotel a 40 metros da praia onde todos os quartos têm vista-mar e uma noite pode custar menos de 60€
    Nesta vila algarvia há um hotel a 40 metros da praia onde todos os quartos têm vista-mar e uma noite pode custar menos de 60€
  • Vai a esta cidade algarvia no verão? Novas regras já entraram em vigor e não agradam a todos
    Vai a esta cidade algarvia no verão? Novas regras já entraram em vigor e não agradam a todos
  • Portugueses rumam ao Algarve mas sem ‘sorte’: vento de norte e água fria afastam os banhistas das praias
    Portugueses rumam ao Algarve mas sem ‘sorte’: vento de norte e água fria afastam os banhistas das praias
  • Nem Albufeira nem Lagos: britânicos garantem que a “Veneza de Portugal” fica no Algarve e que os locais querem “guardar segredo”
    Nem Albufeira nem Lagos: britânicos garantem que a “Veneza de Portugal” fica no Algarve e que os locais querem “guardar segredo”

Opinião

  • Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara
    Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara
  • A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
    A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
  • Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
    Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
  • Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
    Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Futuras pensões podem representar uma “fatia” mais pequena do salário: indicador pode passar de 69,4% para 38,5% em 2050
    Futuras pensões podem representar uma “fatia” mais pequena do salário: indicador pode passar de 69,4% para 38,5% em 2050
  • Fotografia e literatura unem-se em Castro Marim para revisitar o Algarve de Saramago
    Fotografia e literatura unem-se em Castro Marim para revisitar o Algarve de Saramago
  • Comissão Europeia sugere aumento do IMI a Portugal e este é o motivo
    Comissão Europeia sugere aumento do IMI a Portugal e este é o motivo
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal