A Feira Internacional de Turismo (BTL), que arranca no dia 2 de Março, espera receber mais de 72 mil visitantes, superando os números do ano passado, um evento a que o Governo quer dar maior destaque.
A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, participou hoje na conferência de imprensa de apresentação da BTL, em Lisboa, e prometeu ser uma presença “quase permanente” na Feira Internacional de Turismo, de forma a mostrar a importância que o evento tem e a dar a projecção que merece.
“Pela primeira vez se assume que o turismo é o motor das exportações e tem cada vez mais peso no emprego. Este é o caminho certo e temos de continuar este caminho, mas claro que ainda há muito a fazer. A BTL é um momento especial para o Turismo e para que os portugueses vejam a montra que o país tem para oferecer”, afirmou.
Ana Mendes Godinho reforçou a intenção de “convidar os portugueses a fazerem férias no país”, sublinhando que o Governo tem como objectivo “dinamizar o turismo interno” que, actualmente, representa 30%.
“Aproveitando a reposição de feriados e a capacidade de poderem gastar algum dinheiro, convidamos os portugueses a passarem férias em Portugal”, concluiu.
Investimento na BTL 2016 foi de 1,5 milhões de euros
O presidente do Conselho Estratégico da BTL, Vítor Neto, disse também que o evento “é mais importante do que parece” e elogiou o actual Governo por reconhecer os resultados positivos do turismo alcançados no ano passado.
“É um sinal de inteligência. O desafio agora é dar continuidade a esses resultados positivos”, sustentou.
Vítor Neto adiantou ainda que o investimento na BTL 2016 foi de 1,5 milhões de euros, contando a organização com a presença de mais de 1.000 empresas, 400 compradores estrangeiros e esperando mais de 72 mil visitantes.
Na 28.ª edição da BTL, que decorre até 6 de Março, na FIL, em Lisboa, estarão representados 36 destinos internacionais, entre os quais Cuba, Índia, Marrocos, Macau, Espanha, Tailândia, entre outros.
Japão, Macedónia, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia terão a sua estreia e o Egipto, Israel e Amazonas vão regressar nesta edição.
A BTL irá ocupar uma área de 34 mil metros quadrados.
(Agência Lusa)