A Direcção-Geral da Saúde (DGS) lançou um sítio on-line exclusivamente dedicado à mobilidade internacional de doentes, anunciou hoje o órgão de topo da Administração da Saúde.
A mobilidade internacional de doentes constitui, actualmente, um desafio aos sistemas de saúde nacionais, fruto da globalização e da livre circulação de pessoas no espaço da União Europeia o que está na base da criação desta nova ferramenta de informação aos utentes que “disponibiliza informação sobre as condições de acesso de cidadãos nacionais que necessitam ou pretendam ter acesso a cuidados de saúde fora do país, através do quadro normativo nacional ou europeu em vigor”.
Constituindo Portugal um país de acolhimento de cidadãos estrangeiros, a nova página electrónica faculta também informação relativamente a um conjunto de orientações que assegurem o acesso de cidadãos estrangeiros ao Sistema Nacional de Saúde.
O portal da DGS disponibiliza ainda uma área de apoio aos profissionais de saúde e utentes na área reservada, onde podem formular os respectivos pedidos electrónicos de assistência médica no estrangeiro.