A promoção da segurança de residências e habitantes em zonas isoladas é o objectivo da parceria entre a a Câmara de Vila Real de Santo António e a GNR para divulgar o programa ‘Residência Segura’.
Iniciado em 2010, este program da GNR visa fomentar a segurança e prevenir e combater a criminalidade associada a residências em locais isolados e de difícil acesso. Para tanto as residências cujos proprietários adiram ao programa são alvo de georeferênciação pelas autoridades e, desta forma, passa a ser mais fácil identificar a sua localização e mais rápida a resposta em caso de necessidade.
Como aderir ao programa ‘Residência Segura’
Para aderir ao Programa Residência Segura pode dirigir-se aos postos da Guarda Nacional Republicana de Tavira, Vila Real de Santo António ou Castro Marim e preencher o formulário de adesão ou envia-lo, já preenchido, por e-mail para [email protected].
De acordo com a nota informativa divulgada pela Câmara liderada por Luís Gomes, “o programa possui meios humanos e materiais, em regime de exclusividade, da seção de Programas Especiais do Destacamento Territorial de Tavira (Comando Territorial de Faro da GNR), englobando os concelhos de Tavira, Vila Real de Santo António e Castro Marim”.
O policiamento de proximidade e segurança comunitária permite que a população alvo identifique cada um dos militares da equipa e que, dessa forma, a troca de informações se processe mais facilmente no combate à criminalidade. Algumas práticas de vigilância entre vizinhos foram também incutidas de forma a permitir uma mais rápida intervenção da guarda.