Um homem suspeito de ‘carjacking’ a um condutor, cometido em março no concelho de Castro Marim, foi detido na quarta-feira em Tavira, no distrito de Faro, e vai ficar em prisão preventiva, revelou esta quinta-feira a GNR.
Em comunicado, a GNR indica que os factos remontam a 01 de março, quando o suspeito, de 37 anos, realizou um “roubo com arma branca” no concelho de Castro Marim, também no distrito de Faro.
O condutor abordado pelo suspeito foi “agredido com violência e os seus bens roubados, bem como o veículo”, relata a GNR, que abriu uma investigação para determinar a identidade do autor do ‘carjacking’ e obter provas do crime.
Segundo o IMT, o “carjacking” é um fenómeno criminal que consiste, essencialmente, no roubo de veículos na presença ou proximidade do seu proprietário, que vê a sua integridade física ameaçada, geralmente com recurso a arma branca ou de fogo.
Este fenómeno teve origem nos Estados unidos na década de 80. Em Portugal, surgiu como fenómeno criminal em 2003.
Alarme social em Castro Marim, Tavira, Olhão e Faro
“No seguimento da ação, os militares apuraram que o indivíduo já estava referenciado como suspeito em outros crimes violentos contra as pessoas e contra o património, os quais causaram alarme social nos concelhos de Castro Marim, Tavira, Olhão e Faro”, salienta a GNR na nota.
Com base nas provas recolhidas pelos investigadores, foi emitido um mandado de detenção contra o detido.
Depois de ter sido presente a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Faro, o suspeito ficou sujeito à medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva, refere ainda a GNR.
Leia também: Já ouviu falar dos sinais de trânsito D6 e D6a? Aprenda o que significam