Desde Agosto de 2015, os Gabinetes de Inserção Profissional (GIP) do Baixo Guadiana já abrangeram mais de um milhar de pessoas. Em oito meses de trabalho os relatórios apontam 1.725 pessoas que já beneficiaram deste serviço. O último relatório estatístico, referente ao 1º trimestre de 2016, portanto de Janeiro a Março, evidencia que o GIP interveio junto de 724 pessoas, um gabinete descentralizado que funciona como suporte à intervenção dos serviços de emprego.
“O objectivo é o estabelecimento de contactos entre empresários e empregados, através da promoção de uma abordagem multidisciplinar e de grande proximidade com as populações no território do Baixo Guadiana, destacando que se trata de um gabinete que leva o “Centro de Emprego” à população”, explica a Associação Odiana em nota de imprensa. Aqui constaram actividades de “apoio à procura activa de emprego, captação e divulgação de ofertas de emprego, apoio à colocação, divulgação de medidas de emprego, formação profissional e empreendedorismo, visitas a entidades, entre outras”, acrescenta.
“Para além estas acções, continua a ser prestado apoio ao serviço de emprego de Vila Real de Santo António numa base diária. Às entidades é dado apoio personalizado no âmbito da preparação de candidaturas, acompanhamento de processos, documentação, pedidos de reembolso e encerramento de contas”, pode ler-se na nota de imprensa envida pela Odiana à nossa redacção.
Relativamente à caracterização dos utentes deste primeiro trimestre, com habilitações até ao 5º ano de escolaridade constaram 60 pessoas; entre o 6º e o 8º ano de escolaridade 150 pessoas; do 9º ano até ao 11º ano a maior fatia populacional, com um total de 435 indivíduos; por último, com igual ao superior ao 12º ano do ensino secundário apenas um total de 79. No que diz respeito aos grupos etários a reportar que a faixa dos 31 aos 54 anos de idade representa 415 pessoas das 724.
De salientar que a Associação Odiana assinou em Julho de 2015 contratos com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) para a gestão de três Gabinetes de Inserção Profissional (GIP) no território, nomeadamente nos concelhos de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António. Para marcação de reunião com os GIP’s do Baixo Guadiana ficam os emails:[email protected], [email protected] e [email protected].