O Gabinete de Inserção Profissional (GIP) pombalino passou desde ontem, dia 1 de Agosto, a ter um técnico disponível no município de Vila Real de Santo António e na Junta de Freguesia de Vila Nova de Cacela.
Trata-se de uma medida recente que pretende acima de tudo apoiar empresários e desempregados através de uma abordagem descentralizada e de proximidade com a população.
Às segundas-feiras, das 9 às 13 horas, a técnica do GIP estará no edifício da câmara vila-realense e na terça-feira, no mesmo horário, é a vez da Junta de Freguesia de Vila Nova de Cacela. Nos restantes dias, não havendo marcações ou atendimentos, a técnica encontra-se no IEFP de Vila Real de Santo António.
Conforme explica a Associação Odiana em comunicado de imprensa, “os GIPs promovem uma abordagem multidisciplinar com actividades de apoio à procura activa de emprego, captação e divulgação de ofertas de emprego, apoio à colocação, divulgação de medidas de emprego, formação profissional e empreendedorismo, visitas a entidades, entre outras. Para além destas acções, continua a ser prestado apoio ao serviço de emprego de Vila Real numa base diária. Às entidades é dado apoio personalizado no âmbito da preparação de candidaturas, acompanhamento de processos, documentação, pedidos de reembolso e encerramento de contas”.
De salientar que a Associação Odiana assinou em Julho de 2015 contratos com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) para a gestão de três Gabinetes de Inserção Profissional (GIP) no território, nomeadamente nos concelhos de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António, que até à data já abrangeram cerca de dois milhares de pessoas.
Para marcação de reunião com os GIPs do Baixo Guadiana ficam os emails:[email protected], [email protected] , [email protected].