‘Aam Aadmi, o homem comum’, de Fernando Cardoso, inaugurada dia 1 de dezembro, é a exposição de fotografia que a Associação Livre de Fotógrafos do Algarve (ALFA), tem patente na Galeria Arco, em Faro, até 23 de Dezembro.
Uma mostra dedicada à Índia que, como o autor refere, “é um registo de impressões e sensações pelos caminhos da Índia: rostos, paisagens, espiritualidades, gestos breves, pedaços de memória que agora se organizam em molduras para serem lidos”.
“As fotografias de Fernando Cardoso, reveladoras do quotidiano deste país de uma ímpar riqueza e diversidade cultural, são habitadas por pessoas comuns, que interpelam o olhar e o estar”, refere a sinopse da mostra.
Fernando Cardoso, designer de comunicação multimédia, é diplomado em História de Arte Indiana pela BHU (Universidade Hindu de Banaras), Índia, onde viveu vários anos. É ainda presidente da Associação de Exilados Políticos Portugueses. Viaja e investiga frequentemente na Índia. É membro da ONG Khushiparisara, que desenvolve trabalho na área da preservação do ambiente, com sede em Kumta, Karnataka, Índia.
ALFA prepara viagem fotográfica à Índia
O autor será o líder de uma viagem fotográfica que a ALFA realizará ao sul da India em Dezembro de 2017. Esta será a segunda grande viagem guiada que a associação organiza a partir de Faro, após a realizada este ano ao Norte de Marrocos.
A data da inauguração da exposição coincide com o dia em que a UNESCO reconheceu o yoga da Índia como Património Imaterial da Humanidade. A decisão foi tomada em Adis Abeba, Etiópia, e considerou que a filosofia subjacente a esta prática “influenciou numerosos aspectos da sociedade deste país, que vão desde a saúde à medicina, até à educação e às artes”.
A exposição está aberta na sede da ALFA de quarta a sábado das 14.30 às 17.30 horas e tem entrada livre. A iniciativa está integrada no Festival CRIACT 2016.