A Gala Internacional do Acordeão está de regresso ao Auditório Municipal de Albufeira, naquelas que são as suas Bodas de Prata. Volvidos 25 anos, Albufeira continua a acolher um dos encontros mais significativos em torno do acordeão, instrumento musical há muito acarinhado pelas manifestações culturais da região algarvia.
Esta Gala está marcada para as 21 horas do próximo domingo, dia 17, e vai contar com a interpretação de campeões internacionais, nomeadamente Eric Bouvelle (França), Pietro Adragna (Itália), Maric Petar (Sérvia) e Julien Gonzales (França). De realçar ainda as interpretações portuguesas de Rodrigo Maurício, Jorge Alves, Pedro Gonçalves e Francisco Sabóia.
Refira-se que Albufeira possui desde 2011, na Aldeia de Paderne, um espaço de cariz museológico dedicado ao acordeão, com um espólio que abrange mais de 1500 peças, das quais se destacam, entre outros, acordeões, fotografias e objectos de acordeonistas, nomeadamente a concertina e diversos chapéus de Quim Barreiros, os vestidos de Eugénia Lima, e um fato de Tino Costa.
Albufeira é, de resto, o local de nascimento do único acordeonista algarvio que já se sagrou campeão mundial, João Frade, entre vários outros campeões nacionais, de diversas categorias e escalões.
Consulte abaixo o cartaz do evento.