Albufeira recebeu, na passada sexta feira, 7 de fevereiro, a Gala do Desporto 2020, que contou com a presença de Madjer como principal destaque e voltou a celebrar o desporto e o fair-play.
Com o pavilhão já cheio, José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, discursou e falou sobre a importância da gala. “Queria cumprimentar todos os atletas que vamos aqui hoje homenagear porque é muito importante que saibamos reconhecer aqueles que têm levado o nome de Portugal e também de Albufeira, em particular, para fora de fronteiras”, começou por dizer o presidente.
O objetivo da gala passou por laurear “todos os atletas que melhores resultados conseguiram obter nas mais diversas modalidades” e que esses possam “motivar outros que não obtiveram esses títulos a fazê-lo no próximo ano “.
José Carlos Rolo, depois de elogiar os atletas presentes no Pavilhão Municipal de Albufeira, não deixou de enaltecer a própria autarquia, referindo que “a avaliar pelo número cada vez maior de localidades com excelentes resultados, acompanhado por um aumento do número de praticantes, significa também que existem excelentes recursos ao dispor desses atletas”.
José Carlos Rolo é peremptório: “Temos evidentemente de puxar a brasa à nossa sardinha. A câmara municipal, os vereadores, todos contribuímos financeira e logisticamente para alcançar metas e objetivos. Foi dito há pouco que nos últimos três anos contribuiu o município com 300 mil euros para aquisição de viaturas e substituição das antigas”.
O POSTAL falou ainda com o futebolista de praia, Madjer, que partilhou com o jornal o segredo para jogar até aos 42 anos. “O que nos dá força é estarmos inseridos num grupo de excelência de pessoas lutadoras, que acordam todos os dias com vontade de melhorar”, salientou.
“Aproveitar o desporto para nos fazer crescer enquanto seres humanos, é isso que me dá vida”, confidenciou ao POSTAL.
O três vezes considerado melhor jogador de futebol de praia do mundo pela FIFA destacou a importância da gala. “Temos de dar os parabéns a este tipo de iniciativas porque sem dúvida que é isto que alimenta o ego coletivo de uma população. E parabéns à câmara pela iniciativa. Às vezes, as pessoas podem não valorizar muito, mas tarde irão certamente valorizar.”
Por sua vez, David Paulo, homenageado pelo seu trabalho a nível local enquanto treinador adjunto da equipa de futebol de juvenis do Imortal Desportivo Clube, explicou ao POSTAL o segredo do sucesso: “O segredo principal é assegurar a união da equipa para os mantermos motivados todos os dias”.
David Paulo admitiu ainda que o sentimento ao ser distinguido nesta gala é de um orgulho enorme e evidenciou o apoio por parte da Câmara Municipal de Albufeira. “Nos últimos anos houve uma grande evolução. No futebol temos um relvado sintético que nem um ano tem ainda. Foi renovado e tudo isso ajuda para que a prática do desporto seja muito melhor”, realçou.
Por último, o nosso jornal falou com Luís Miguel Silva, mestre de Karaté e presidente do Clube de Artes Marciais de Albufeira e que teve uma atleta de seis anos campeã do mundo.
O treinador de artes marciais evidenciou igualmente o apoio por parte da autarquia albufeirense, referindo que “têm sido incansáveis, disponibilizam as infraestruturas, limpezas e nós só temos de nos preocupar com o material de treino e com a parte da publicidade”.
“Uma palavra para a câmara municipal, um dos nossos principais patrocinadores que sempre acreditou e que nos dá uma verba anual. De resto contamos também muito com o apoio dos pais para quando alguma coisa falha. É um esforço conjunto”, concluiu.