O aumento de furtos de automóveis em Portugal é evidente, como demonstram as redes sociais e grupos dedicados a alertar para esta situação. Estes roubos ocorrem mesmo em zonas bem iluminadas. Mas o que procuram exatamente os ladrões? Peças de automóveis, facilmente desmontáveis e de elevado valor no mercado clandestino, são os principais alvos.
Segundo Matas Buzelis, especialista automóvel da carVertical, os ladrões preferem veículos novos devido ao valor das suas peças, mas na realidade, qualquer carro pode ser alvo. Então, como podemos proteger os nossos veículos?
Retrovisores
Os retrovisores dos carros mais sofisticados podem custar centenas de euros, tornando-os muito apetecíveis para os ladrões. A sua remoção é simples e rápida, e são muito procurados no mercado clandestino. Para evitar estes furtos, é aconselhável gravar o número VIN (Número de Identificação do Veículo) nos espelhos, tornando o carro menos atrativo para os ladrões.
Luzes e Faróis
O preço dos faróis pode atingir milhares de euros, dependendo do modelo do carro. Os ladrões utilizam tesouras metálicas especiais para os remover, causando danos adicionais nos guarda-lamas e capôs, aumentando os prejuízos para os proprietários. Gravando o número VIN nos faróis, diminui a probabilidade de serem roubados.
Matrículas
As matrículas são frequentemente roubadas para serem usadas em atividades criminosas, evitando a identificação pelas câmaras de vigilância. A única forma eficaz de proteger o carro é estacioná-lo num local fechado ou bem iluminado.
Volantes
O volante de um carro de luxo pode valer milhares de euros. Os volantes são muito procurados, especialmente para veículos importados danificados dos EUA. A única forma de prevenir o roubo do volante é estacionar o carro num local seguro.
Acabamentos Interiores
Embora menos visados do que outras peças, os acabamentos interiores dos carros de luxo também são alvos dos ladrões. Os tabliers, em particular, são frequentemente roubados e vendidos no mercado clandestino ou exportados para o estrangeiro.
Rodas
Rodas são um alvo clássico dos ladrões, especialmente em locais menos movimentados. Utilizar parafusos de segurança especiais pode impedir que as rodas sejam removidas com ferramentas normais, dificultando o roubo.
Catalisadores
Fabricados com metais preciosos como platina, paládio e ródio, os catalisadores são muito valiosos. Ladrões podem ganhar centenas de euros vendendo-os. Veículos das marcas Toyota e Lexus são os mais visados devido à quantidade de metais preciosos nos seus catalisadores. Alguns proprietários optam por substituir os catalisadores originais por versões mais baratas para evitar roubos.
Airbags
Os airbags são caros e relativamente fáceis de remover, tornando-se um alvo lucrativo. Além de serem roubados diretamente dos carros, algumas oficinas de reparação podem retirar os airbags de veículos que estão a reparar. Um airbag roubado representa um risco sério para a segurança, pois só se percebe a sua falta no momento de um acidente grave.
Conhecer as peças mais procuradas pelos ladrões e tomar medidas preventivas é essencial para proteger o seu automóvel. Estacionar em locais seguros, gravar o número VIN em peças valiosas e utilizar parafusos de segurança são algumas das estratégias recomendadas. Assim, pode reduzir significativamente o risco de se tornar uma vítima de furto.
Leia também: Fica no Algarve e é uma das 10 cidades mais baratas para viver em Portugal