Os trabalhos dos fotógrafos de Portimão Fonseca Dias (1874-1959) e Francisco Oliveira (nascido em 1918) foram os escolhidos por Carlos Osório, mestre em Produção, Edição e Comunicação de Conteúdos Multimédia, para objecto de estudo técnico e científico, agora apresentado em forma de livros, destinados ao público em geral.
As duas obras “Fonseca Dias – Fotógrafo de Vila Nova de Portimão” e “Francisco Oliveira – Um Fotógrafo de Portimão”, apresentam um conteúdo biográfico de cada um dos fotógrafos, associado a uma análise ao trabalho fotográfico de ambos, integrando-os na história de Portimão.
Como não poderia deixar de ser, as obras têm como conteúdo principal as fotografias tiradas pelos fotógrafos, sendo apresentados vários trabalhos nunca antes publicados em formato de livro, que enriquecem bastante o conhecimento histórico da cidade de Portimão.
A obra “Francisco Oliveira – Um Fotógrafo de Portimão” resulta da tese de mestrado que Carlos Osório apresentou e defendeu na Universidade do Algarve.
As obras, que pretendem homenagear cada um dos fotógrafos, serão apresentadas no Auditório do Museu Municipal de Portimão, no próximo dia 18, pelas 18 horas, no âmbito das comemorações do 8º Aniversário do Museu.
A apresentação das obras estará a cargo de Maria João Duarte, contando com a presença de Francisco Oliveira, um dos fotógrafos homenageados.
O autor
Carlos Alberto Osório nasceu em Angola, em 1963. Vive em Portimão há vários anos e é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Coimbra.
Pertence ao quadro docente da Escola Secundária Poeta António Aleixo, onde exerce funções lectivas, e desenvolve investigação na área da imagem fotográfica na região do Algarve.
É membro da direcção da Associação Grupo de Amigos do Museu de Portimão (GAMP).