O Fórum Saúde, subordinado ao tema “Ciclo de Vida”, reuniu no Espaço Multiusos de Albufeira, durante três dias, dezenas de entidades, empresas e profissionais ligados à saúde, numa mostra que integrou rastreios, exposições, palestras, mass training em suporte básico de vida, demonstrações de ginástica, yoga para bebés, aulas de pilates, sessões de relaxamento e workshops de culinária.
A iniciativa, que se realiza pelo primeiro ano em Albufeira, teve por objectivo informar e esclarecer a população sobre a importância da saúde ao longo do ciclo de vida.
No decorrer do fórum, centenas de pessoas visitaram o Espaço Multiusos da cidade para assistir a palestras e demonstrações de diferentes especialidades médicas, realizar rastreios gratuitos (despiste de diabetes, cancro do cólon e da próstata, risco cardiovascular, glicémia, hipertensão, VIH/Sida, visão e audição) e participar em actividades associadas à saúde e bem-estar dirigidas a todas as faixas etárias da população.
Na abertura do evento, o presidente da Câmara de Albufeira destacou o papel do poder local na saúde das populações. “Recordo o enorme trabalho e investimento realizados pelas autarquias, especialmente a partir do 25 de Abril, em infra-estruturas de águas e saneamento, e as consequentes implicações a nível da saúde dos cidadãos”. Carlos Silva e Sousa referiu que à escala mundial “cerca de 80% das questões relacionadas com a saúde resultam de problemas ligados à qualidade da água e deficiências no saneamento básico”. A própria OMS aponta para que um dólar gasto neste tipo de infra-estruturas equivale a quatro ou cinco vezes o investimento que é necessário realizar no sector da saúde, em clínicas e hospitais, médicos, enfermeiros e medicamentos, frisou.
O Município tem uma enorme preocupação em ter uma “comunidade saudável”, quer no sentido da ausência de doença quer no que diz respeito ao bem-estar físico e psicológico da população, disse. “Colaboramos com todas as entidades com responsabilidades na área da saúde, ajudamos os mais carenciados na aquisição de medicamentos e transporte para consultas e disponibilizamos equipamentos desportivos e actividades dirigidas a todas as faixas etárias da população, com o claro objectivo de proporcionar estilos de vida saudáveis, evitando o isolamento social e promovendo a saúde e o bem-estar”.
A iniciativa, da responsabilidade da autarquia albufeirense, contou com a colaboração da ARS do Algarve, ACES Central, CHA Algarve, HPA Saúde, Hospital Lusíadas, Bombeiros Voluntários de Albufeira e INEM.