A cidade de Loulé acolhe, nos próximo dias 21 e 22, dois espectáculos que integram a 13.ª edição do FolkFaro, certame anual organizado pelo Grupo Folclórico de Faro e que constitui o maior festival de folclore do sul de Portugal.
No dia 21, pelas 21.30 horas, o Ballet Folklórico de Sucre, da Bolívia, actua no recinto de S. Sebastião (freguesia de S. Sebastião), sendo acolhido pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de São Sebastião, que também se apresentará a público. No dia seguinte, 22, à mesma hora, é a vez de o Grupo de Danza Adolfo de Castro, de Cádiz (Espanha) pisar o palco do Cine-Teatro Louletano, sendo precedido pelo Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão.
No FolkFaro estão representadas as tradições populares de povos de diferentes latitudes, através de grupos de sete países, num total de mais de trezentos participantes, entre bailadores e músicos, que mostram assim a riqueza das danças, cantares e trajes das suas regiões.
“Aguarela de Sons e Tradições!…” é o mote da edição deste ano, que acontece entre 15 e 23 de Agosto. Os grupos participantes foram seleccionados com base em critérios de qualidade e representatividade, rumando ao Algarve delegações vindas da Bolívia, Bósnia-Herzegovina, Eslovénia, Espanha, Irlanda do Norte e Taiwan. Para além dos grupos internacionais, as tradições portuguesas estão também representadas por prestigiados grupos folclóricos de diversas regiões.
Além dos eventos previstos para a cidade de Faro, o FolkFaro apresenta ainda diversos espectáculos nas freguesias de Faro e nos concelhos de Castro Marim, São Brás de Alportel, Loulé, Tavira e Silves.
O FolkFaro é o único festival do sul de Portugal com a certificação internacional do CIOFF – Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais, uma organização não-governamental (ONG) com relações formais de consulta com a UNESCO, criada em 1970 com o objectivo de salvaguardar a promoção e difusão da cultura tradicional e do folclore.