A exibição do filme contará com a presença do realizador, Eloy Enciso para apresentar a sessão e responder às questões do público.
Os bilhetes custam 5,5 euros para o público em geral e 3 euros para os sócios do Cineclube e estudantes.
Situado no pós-guerra civil espanhola, “Longa Noite” acompanha a história de Anxo, quando este regressa à sua vila no interior da Galiza. Uma vez ali, cruza-se com outros personagens, vencedores e vencidos de uma Espanha dividida: uma viúva que não se quer lembrar, um comerciante que emigra, um prisioneiro republicano que descreve o seu calvário. A entrega de uma carta obriga Anxo, enquanto este cruza a fronteira, a entrar na Longa Noite Franquista. Os fantasmas que todos pensavam estar esquecidos invadem o presente. Um retrato do impacto íntimo de uma guerra atravessada pela sua memória literária: Max Aub, Luis Seoane, Alfonso Sastre, Ramón de Valenzuela e Rodolfo Fogwill.
O júri da competição do festival, justificou a escolha para o prémio, afirmando que “a profunda honestidade estética – e um assumido posicionamento ético – acerca da obscuridade do regime franquista; o facto de a fragilidade absoluta das personagens, das próprias imagens, se transformar, nele, em grito contra intemporais formas de domínio e injustiça sobre cada ser humano: foram, acima de tudo, estes os motivos que nos levaram a premiar o filme de Eloy Enciso.”