Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Nacional

Filme apoiado pelo Município de Olhão ‘A Espuma e o Leão’ ultrapassa 70 prémios internacionais [vídeo]

O filme “A Espuma e o Leão” transporta-nos até ao ano 1808, quando um pequeno barco, “Bom Sucesso”, partiu de Olhão com 18 bravos pescadores

10:52 2 Janeiro, 2024 11:39 3 Janeiro, 2024 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O filme de animação “A Espuma e o Leão” de Cláudio Jordão, produzido pelo Cine Clube de Avanca, Filmógrafo e Kotostudios, acaba de ultrapassar, na Suécia, os 70 prémios, informou em comunicado esta terça-feira o Cine Clube de Avanca.

Estreado no 26.º AVANCA Festival de Cinema, o filme tem percorrido festivais de todo o mundo e foi sendo premiado em países de vários continentes.

Na Suécia “A Espuma e o Leão” acaba de ganhar o Prémio para o Melhor Filme de Animação atribuído pela Swedish Academy of Motion Picture Awards.

Anteriormente, “A Espuma e o Leão” foi distinguido em diversos outros festivais europeus, nomeadamente na Alemanha, Bulgária, Espanha, França, Grécia, Itália, Macedónia do Norte, Malta, Reino Unido, para além de Portugal.

Na Ásia o filme foi premiado na China, Índia, Japão, Singapura, Tailândia e Taiwan.

Na África foi distinguido na Tanzânia e na América foi premiado na Bolívia, Cuba, EUA e México.

Dos 71 prémios que o filme recolheu até ao final do ano, 24 prémios foram atribuídos como Melhor Filme de Animação, tendo sido recebidos igualmente distinções para melhor argumento, ideia original, realização e efeitos especiais (atribuídos a Cláudio Jordão), melhor produtor (António Costa Valente), melhor música (João Paulo Nunes), melhor voz do filme para a atriz Dalila Carmo, para além de ter sido igualmente premiado como melhor filme português, melhor filme poético, melhor filme de fantasia, entre diversas menções honrosas.

A Espuma e o Leão é um filme de animação de Cláudio Jordão, com Dalila Carmo no papel principal. A 6 de julho de 1808, o caíque “Bom Sucesso” e 18 bravos pescadores, zarparam de Olhão, em Portugal, em direcção ao Rio de Janeiro, no Brasil, para avisar a Corte Portuguesa de que Portugal estava enfim livre das tropas invasoras de Napoleão. Mas a meio da viagem, perdidos em pleno oceano Atlântico e envoltos numa terrível tempestade, mergulhamos num universo fantástico entre o sonho e a realidade.

Caíque “Bom Sucesso” partiu de Olhão com 18 bravos pescadores da cidade

O filme transporta-nos até ao dia 6 de julho de 1808, quando um pequeno barco, um caíque de nome “Bom Sucesso”, partiu de Olhão com 18 bravos pescadores da cidade.

Destemidos, rumaram ao Rio de Janeiro no Brasil, levando consigo a boa notícia à Corte Portuguesa, aí radicada, de que o nosso país estava finalmente livre das tropas inimigas de Napoleão.

Mas no meio de uma grande tempestade, os homens perdem o rumo e a fé. O caíque “Bom Sucesso” entra num reino encantado, onde uma fantástica Criatura Marinha se apaixona por ele e tenta salvá-lo de um tenebroso Monstro ao serviço do inimigo.

“A Espuma e o Leão” é um filme que Cláudio Jordão procurava realizar à vários anos, a partir da coleção de azulejos que, na sua cidade de Olhão, contam a história desta viagem.

Realizado com tecnologia de animação 3D e 2D, o filme homenageiam igualmente os azulejos, animando a sua quadricula e incorporando-os no filme.

O filme continua em exibição por outros festivais internacionais e prepara-se para chegar brevemente aos cinemas de todo o país, acompanhando a longa-metragem “Sonhos” do realizador Joaquim Pavão.

“A Espuma e o Leão” de Cláudio Jordão não foi ainda exibido no Brasil.

O filme teve apoio do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual do Ministério da Cultura e do Município de Olhão.

Leia também: Estas são as sete melhores cidades do Algarve

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Algarve

PSP detém homem em Lagos com cocaína escondida em peluche

12:45 12 Maio, 2026 12:54 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Cocaína escondida num boneco de peluche levou à detenção de um homem de 35 anos durante operação da PSP em Lagos

Terrenos e casas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Proprietários de terrenos rústicos podem fazer isto gratuitamente até esta data e impedir que o Estado ‘fique com tudo’

12:00 12 Maio, 2026 11:43 12 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Uma nova medida implementada este ano permite a proprietários destes terrenos rústicos regularizar a sua situação de forma gratuita

Algarve Economia

Cadeia espanhola Mercadona chega a Faro em novembro e está a contratar

10:40 12 Maio, 2026 10:41 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Primeira loja da Mercadona no concelho de Faro abre em novembro e está a recrutar vários postos de trabalho

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí aguaceiros e trovoada: mau tempo vai ‘dominar’ Portugal até esta data e estas serão as regiões mais castigadas

12:30 12 Maio, 2026 10:30 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

A instabilidade regressa com aguaceiros e trovoada. O mau tempo vai marcar os próximos dias e algumas regiões estarão mais expostas

Algarve Cultura

Festa da Espiga volta a animar Salir com tradição, música, gastronomia e desfile etnográfico

08:00 12 Maio, 2026 08:00 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradição, música e gastronomia marcam nova edição da Festa da Espiga em Salir ao longo de três dias de animação

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí frio de rachar: chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal e estes serão os dias mais ‘gelados’

09:30 12 Maio, 2026 22:00 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Chuva, trovoada e granizo deverão marcar os próximos dias em Portugal, com descida acentuada das temperaturas em várias regiões do país

Ilha grega de Rodes. Crédiro: Magnific
Europa Vida & Lazer

Esta ilha paradisíaca com muito sol foi considerada o destino de praia mais barato da Europa em 2026

10:00 12 Maio, 2026 15:47 11 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Estudo britânico elegeu esta ilha de praias de água cristalina como o destino de praia mais barato da Europa em 2026

Carros estacionados. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Tem um carro parado na sua rua há semanas? Pode ser considerado estacionamento abusivo e há um prazo legal que dá multa

13:20 12 Maio, 2026 10:25 12 Maio, 2026 | João Luís

A lei prevê um prazo para estacionamento abusivo e pode haver multa, bloqueamento ou reboque: fique a par das regras

Laranjas na estrada. Crédito: Magnific AI
Auto

Viu várias laranjas no meio da estrada? Saiba o que significam e o que deve fazer para evitar problemas

21:20 11 Maio, 2026 21:18 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Ver várias laranjas espalhadas na estrada pode não ser um simples acaso e há cuidados que podem ajudar a evitar problemas inesperados

Farol do Bugio.
Nacional Vida & Lazer

Farol português que está no meio deste rio já serviu de prisão e nestas datas pode-se lá ir de barco

13:00 12 Maio, 2026 12:55 12 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Neste mês, o Farol do Bugio, na foz do Tejo, vai abrir ao público em datas específicas com visitas guiadas e passeios de barco por 35 euros.

Piscina de ondas.
Nacional Vida & Lazer

Vai abrir nesta data a maior piscina de ondas de Portugal: esta é a localização e há bilhetes abaixo dos 10€

15:50 8 Maio, 2026 01:28 8 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia das Rocas, em Castanheira de Pera, reabre a 30 de maio com bilhete único, piscina de ondas e outras atividades incluídas

Vigo, na Galiza.
Europa Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Recipiente com liquido para vacina covid-19. Crédito: Freepik
Mundo Saúde

Vacina da Pfizer contra a Covid-19 tem como efeito secundário hantavírus? Especialistas esclarecem

16:10 11 Maio, 2026 17:31 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Circula nas redes sociais a alegação de que o hantavírus consta como efeito secundário da vacina da Pfizer contra a Covid-19

Algarve Cultura Economia Gastronomia

Feira da Cabra regressa ao Azinhal com tradição, música e sabores algarvios

12:22 11 Maio, 2026 12:22 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Azinhal prepara três dias de festa com música, gastronomia regional e tradições ligadas à Cabra de Raça Algarvia no concelho de Castro Marim

Ensino Europe Direct Algarve

Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha

12:11 12 Maio, 2026 12:11 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Erasmus+ proporciona experiência internacional a seis alunos de Olhão em estágio profissional realizado na cidade espanhola de Huelva.

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Algarve

PSP detém homem em Lagos com cocaína escondida em peluche

12:45 12 Maio, 2026 12:54 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Cocaína escondida num boneco de peluche levou à detenção de um homem de 35 anos durante operação da PSP em Lagos

Terrenos e casas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Proprietários de terrenos rústicos podem fazer isto gratuitamente até esta data e impedir que o Estado ‘fique com tudo’

12:00 12 Maio, 2026 11:43 12 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Uma nova medida implementada este ano permite a proprietários destes terrenos rústicos regularizar a sua situação de forma gratuita

Algarve, Economia

Cadeia espanhola Mercadona chega a Faro em novembro e está a contratar

10:40 12 Maio, 2026 10:41 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Primeira loja da Mercadona no concelho de Faro abre em novembro e está a recrutar vários postos de trabalho

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí aguaceiros e trovoada: mau tempo vai ‘dominar’ Portugal até esta data e estas serão as regiões mais castigadas

12:30 12 Maio, 2026 10:30 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

A instabilidade regressa com aguaceiros e trovoada. O mau tempo vai marcar os próximos dias e algumas regiões estarão mais expostas

Algarve, Cultura

Festa da Espiga volta a animar Salir com tradição, música, gastronomia e desfile etnográfico

08:00 12 Maio, 2026 08:00 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradição, música e gastronomia marcam nova edição da Festa da Espiga em Salir ao longo de três dias de animação

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí frio de rachar: chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal e estes serão os dias mais ‘gelados’

09:30 12 Maio, 2026 22:00 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Chuva, trovoada e granizo deverão marcar os próximos dias em Portugal, com descida acentuada das temperaturas em várias regiões do país

Ilha grega de Rodes. Crédiro: Magnific
Europa, Vida & Lazer

Esta ilha paradisíaca com muito sol foi considerada o destino de praia mais barato da Europa em 2026

10:00 12 Maio, 2026 15:47 11 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Estudo britânico elegeu esta ilha de praias de água cristalina como o destino de praia mais barato da Europa em 2026

Carros estacionados. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Tem um carro parado na sua rua há semanas? Pode ser considerado estacionamento abusivo e há um prazo legal que dá multa

13:20 12 Maio, 2026 10:25 12 Maio, 2026 | João Luís

A lei prevê um prazo para estacionamento abusivo e pode haver multa, bloqueamento ou reboque: fique a par das regras

Laranjas na estrada. Crédito: Magnific AI
Auto

Viu várias laranjas no meio da estrada? Saiba o que significam e o que deve fazer para evitar problemas

21:20 11 Maio, 2026 21:18 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Ver várias laranjas espalhadas na estrada pode não ser um simples acaso e há cuidados que podem ajudar a evitar problemas inesperados

Farol do Bugio.
Nacional, Vida & Lazer

Farol português que está no meio deste rio já serviu de prisão e nestas datas pode-se lá ir de barco

13:00 12 Maio, 2026 12:55 12 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Neste mês, o Farol do Bugio, na foz do Tejo, vai abrir ao público em datas específicas com visitas guiadas e passeios de barco por 35 euros.

Piscina de ondas.
Nacional, Vida & Lazer

Vai abrir nesta data a maior piscina de ondas de Portugal: esta é a localização e há bilhetes abaixo dos 10€

15:50 8 Maio, 2026 01:28 8 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia das Rocas, em Castanheira de Pera, reabre a 30 de maio com bilhete único, piscina de ondas e outras atividades incluídas

Vigo, na Galiza.
Europa, Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Recipiente com liquido para vacina covid-19. Crédito: Freepik
Mundo, Saúde

Vacina da Pfizer contra a Covid-19 tem como efeito secundário hantavírus? Especialistas esclarecem

16:10 11 Maio, 2026 17:31 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Circula nas redes sociais a alegação de que o hantavírus consta como efeito secundário da vacina da Pfizer contra a Covid-19

Algarve, Cultura, Economia, Gastronomia

Feira da Cabra regressa ao Azinhal com tradição, música e sabores algarvios

12:22 11 Maio, 2026 12:22 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Azinhal prepara três dias de festa com música, gastronomia regional e tradições ligadas à Cabra de Raça Algarvia no concelho de Castro Marim

Ensino, Europe Direct Algarve

Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha

12:11 12 Maio, 2026 12:11 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Erasmus+ proporciona experiência internacional a seis alunos de Olhão em estágio profissional realizado na cidade espanhola de Huelva.

Últimas Notícias

  • Tem um carro parado na sua rua há semanas? Pode ser considerado estacionamento abusivo e há um prazo legal que dá multa
    Tem um carro parado na sua rua há semanas? Pode ser considerado estacionamento abusivo e há um prazo legal que dá multa
  • Farol português que está no meio deste rio já serviu de prisão e nestas datas pode-se lá ir de barco
    Farol português que está no meio deste rio já serviu de prisão e nestas datas pode-se lá ir de barco
  • PSP detém homem em Lagos com cocaína escondida em peluche
    PSP detém homem em Lagos com cocaína escondida em peluche
  • Vem aí aguaceiros e trovoada: mau tempo vai ‘dominar’ Portugal até esta data e estas serão as regiões mais castigadas
    Vem aí aguaceiros e trovoada: mau tempo vai ‘dominar’ Portugal até esta data e estas serão as regiões mais castigadas
  • Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
    Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
  • Proprietários de terrenos rústicos podem fazer isto gratuitamente até esta data e impedir que o Estado ‘fique com tudo’
    Proprietários de terrenos rústicos podem fazer isto gratuitamente até esta data e impedir que o Estado ‘fique com tudo’

Opinião

  • Cancro do ovário: Mais informação e rapidez no acesso ao diagnóstico | Por Cláudia Fraga
    Cancro do ovário: Mais informação e rapidez no acesso ao diagnóstico | Por Cláudia Fraga
  • Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
  • A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura
    A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura
  • Habitação, urbanismo e deferimento tácito | Por António Nóbrega
    Habitação, urbanismo e deferimento tácito | Por António Nóbrega
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
    Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
  • Voo cancelado e sem indemnização? Esta regra da União Europeia pode valer-lhe o reembolso
    Voo cancelado e sem indemnização? Esta regra da União Europeia pode valer-lhe o reembolso
  • Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
    Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal