As terceiras Jornadas Técnicas Opuntia Ficus-indica realizaram-se no primeiro dia da feira da perdiz e reforçam a afirmação da marca Alcoutim capital do figo-da-índia.
A reunião de especialistas sobre o figo-da-índia e nas jornadas no passado fim-de-semana revela a importância dada pela Câmara Municipal aos produtos locais e à sua afirmação e promoção, bem como o esforço para que o posicionamento de Alcoutim como capital do figo-da-índia seja cada vez mais forte.
“Uma vez mais apostamos neste produto com elevado potencial para o concelho e para isso chamámos a Martim Longo um quadro de oradores de excelência que podem ajudar a desenvolver essa potencialidade económica e agrícola”, refere o autarca Osvaldo Gonçalves.
Foram várias as temáticas abordadas sobre as mais-valias da fileira do figo-da-índia nos debates e apresentações que trouxeram até Martim Longo técnicos, produtores e comercializadores deste produto que constitui uma alternativa de produção agrícola para o concelho.
As jornadas incluíram ainda o showcooking “Choose your food” a cargo de Vítor Ramos, mestre chefe de Pastelaria do Hilton Vilamoura As Cascatas Golf Resort & Spa e o lançamento da segunda edição do livro ‘A Cultura da figueira-da-índia e a valorização agroindustrial do fruto’, de José António Passarinho.
Foram ainda atribuídos os prémios relativos ao 2º Concurso Fotográfico ‘WorldLand Opuntia ficus-indica’ – 1º Classificado – “Índia 4” (na foto), de Bárbara Teixeira; 2º Classificado – “Encharcado 1”, de Vítor Teixeira; e 3º Classificado – “Figueira em flor”; de Juana Infantes – atribuídos pelo júri do concurso e entregues no primeiro dia da Feira da Perdiz.
(Artigo publicado na edição papel do Caderno de Alcoutim de Novembro)