Não é só no desporto que Portugal procura bater recordes, já que o nosso país está a traçar a rota daquele que será “o maior percurso pedestre circular do mundo”. O projeto “Palmilhar Portugal” já está em andamento e prevê mais de 3.000 quilómetros de caminhada pelo país. Embora só esteja pronto na sua totalidade ao fim de alguns anos, este percurso circular deverá atravessar 90 a 100 concelhos do país.
O projeto está a ser desenvolvido em Alcobaça e quer interligar o litoral e a linha de fronteira de norte e sul, “criando um trilho de 360 graus”, tal como avança o mentor do “Palmilhar Portugal”, Ricardo Bernardes. O primeiro trilho está a ser criado no concelho de Alenquer e a inauguração está prevista para o final do mês de julho. Nos meses seguintes serão estreados quatro percursos no Alentejo, três na região centro e dois em Trás-os-Montes.
Ricardo Bernardes planeia inaugurar um total de 15 percursos até ao final deste ano. O mentor do “Palmilhar Portugal” garante também à Lusa que os traçados dos percursos serão “sempre por terrenos públicos, exclusivamente pedestres e sem alcatrão”. Alguns dos trilhos serão até acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida.
Em desenvolvimento há cerca de dois anos, o projeto foi apresentado publicamente na Bolsa de Turismo de Lisboa do ano passado e está de momento a ser apresentado “a diversos municípios que serão parceiros do projeto, colaborando na delimitação e marcação dos percursos nos seus concelhos”. Embora esteja ainda em construção, o site do “Palmilhar Portugal” já se encontra disponível e é lá que poderá consultar todas as informações sobre o “maior percurso pedestre circular do mundo”.
Leia também: Estas são as cinco praias com a água mais quente do Algarve