Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Fevereiro inicia com temperaturas acima da média mas na segunda quinzena prevê-se mudança

Conheça as previsões de Alfredo Graça, geógrafo e editor-chefe da Meteored Portugal, para o próximo mês

11:27 29 Janeiro, 2024 11:28 29 Janeiro, 2024
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O inverno climatológico está prestes a entrar no seu último mês. O tempo frio, tipicamente invernal, e a queda de precipitação e de neve têm sido raros nestas últimas semanas. Isto deve-se ao estabelecimento de um forte anticiclone de bloqueio em crista que tem condicionado o tempo no nosso país, trazendo estabilidade e temperaturas significativamente acima da média. Alfredo Graça, especialista da Meteored Portugal, lança a previsão para o mês de fevereiro.

Segundo Alfredo Graça, geógrafo e especialista da Meteored Portugal, “fevereiro possui a reputação de ser muito variável em termos meteorológicos, uma vez que neste mês podem ocorrer drásticas mudanças de tempo numa questão de horas. Analisando a climatologia de fevereiro em Portugal continental constata-se que este é um dos meses mais chuvosos do ano na nossa geografia, dado que apresenta o quinto maior valor de precipitação média mensal entre os doze meses do ano (78,7 mm)”.

Fevereiro de 2024 iniciará com temperaturas elevadas e acima da média climatológica de referência.

No entanto, de acordo com a normal climatológica (1981-2010), fevereiro não só é ultrapassado pelo mês de abril em metade das dezoito principais estações meteorológicas do Continente, como também supera abril (77,9 mm) com apenas pouco menos de 1 mm de pluviosidade.

No que diz respeito à temperatura, fevereiro é o terceiro mês mais frio do ano em Portugal continental, sendo que nas regiões do interior as temperaturas médias são até 1,7 ºC superiores às de janeiro.

Em várias zonas do país as temperaturas máximas médias oscilam entre 16 ºC e 17 ºC (Litoral Centro e Oeste, Lezíria do Tejo, Baixo Alentejo e Algarve), existindo inclusive registos absolutos de até 26 ºC.

Por outro lado, as temperaturas mínimas médias ainda se situam entre os 0 e 2 ºC em regiões como o Nordeste Transmontano e a Beira Alta. Tudo isto ganha significado ao sabermos que em fevereiro os dias ficam mais longos e as temperaturas diurnas têm uma margem maior para subir, mas as noites continuam a ser muito frias na maior parte do país.

Será que em fevereiro a chuva irá chegar às regiões que dela mais necessitam?

Para a primeira quinzena de fevereiro não se preveem alterações substantivas no estado do tempo. É praticamente certo que até dia 5 de fevereiro as altas pressões continuem a prevalecer sobre Portugal continental, o que resultará em estabilidade generalizada.

Entre o dia 5 e dia 12 poderão ocorrer alterações, mas pouco significativas: o mapa mostra níveis de precipitação inferiores à média no Algarve e uma anomalia de precipitação positiva no Noroeste. Nas restantes regiões, para essa semana, não se observam valores fora do normal.

Para o Arquipélago da Madeira prevê-se um panorama semelhante ao do Continente na primeira quinzena, isto é, uma anomalia de precipitação negativa. Já para o Arquipélago dos Açores estima-se uma anomalia de precipitação positiva na primeira quinzena, com os níveis de chuva acima da média a destacarem-se, sobretudo, nos Grupos Ocidental e Central.

Para a segunda metade de fevereiro observa-se uma tendência para a normalização da precipitação. No entanto, o valor preditivo destes mapas é muito baixo devido ao prazo de tempo a que se referem, pelo que será necessário continuar a seguir as atualizações dos mapas.

Alguma vaga de frio à vista em fevereiro de 2024?

De momento, tudo indica que não. Para as primeiras duas semanas de fevereiro, observam-se anomalias térmicas positivas significativas, estimando-se temperaturas entre 1 e 3 ºC acima da média, quer no Continente, quer nos Arquipélagos. Para esta situação meteorológica contribuirão certamente as altas pressões, bem como a chegada de massas de ar amenas ou quentes.

Para a segunda quinzena do mês de fevereiro, tudo indica que a região do Algarve será das poucas a registar até 1 ºC acima da média, com o resto da geografia do Continente a situar-se em valores de temperatura dentro da média climatológica de referência. Assim, se isto se cumprir, o tempo de inverno poderá despedir-se sem uma vaga de frio. Mas em meteorologia há sempre espaço para surpresas, sobretudo num mês como o de fevereiro, conhecido pela drástica variabilidade de estados de tempo.

Mais informação no artigo original: Tempo em Portugal em fevereiro: estarão o frio e os temporais de chuva e neve de volta no próximo mês?

Leia também: Temperaturas máximas continuam acima da média no continente

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Trabalha a recibos verdes? Estas são as datas que não pode falhar até ao fim de outubro

09:30 15 Outubro, 2026 00:02 14 Outubro, 2026

Outubro concentra várias obrigações para trabalhadores independentes. Contribuições, IVA e declaração trimestral têm prazos diferentes

Supermercado da Mercadona.
Algarve Economia

Já é oficial: segunda loja da Mercadona no Algarve abre em novembro e já há localização confirmada

12:40 15 Outubro, 2026 12:21 15 Outubro, 2026

Depois da inauguração em Portimão, a cadeia espanhola confirmou a data da segunda loja no Algarve, que vai abrir portas ainda este ano

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva regressa neste dia a Portugal Continental e temperaturas descem até 10 ºC

06:00 15 Outubro, 2026 10:18 15 Outubro, 2026

Depois de dias de calor, Portugal continental enfrenta uma mudança acentuada do tempo, com descida das temperaturas e regresso da chuva

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em força’ a Portugal continental nesta data: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

16:30 14 Outubro, 2026 15:46 14 Outubro, 2026

As previsões de médio prazo apontam para um regresso mais generalizado da chuva na última semana de outubro

Supermercado Mercadona em Portimão. Crédito: Mercadona
Algarve Economia

Mercadona estreia-se no Algarve: nova loja abriu esta quinta-feira em Portimão

11:32 15 Outubro, 2026 11:32 15 Outubro, 2026

Portimão recebeu a primeira Mercadona do Algarve, com um investimento de 6,5 milhões de euros e a criação de 100 postos de trabalho

Algarve

Homem detido em Portimão por abuso sexual da filha da companheira

12:20 15 Outubro, 2026 12:17 15 Outubro, 2026

Caso investigado pela PJ de Portimão envolve uma menina de 11 anos e alegados abusos ocorridos ao longo de cerca de um ano

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

IRS baixa para metade em novembro: veja quanto pode receber a mais no salário e na pensão

11:00 15 Outubro, 2026 10:38 15 Outubro, 2026

A retenção de IRS será reduzida em 50% em novembro, incluindo no subsídio de Natal. Veja exemplos para salários e pensões

Robô que assediou a jovem
Europa

Polícia apreende robô suspeito de apalpar adolescente: dois jovens estão a ser investigados

10:00 15 Outubro, 2026 10:35 15 Outubro, 2026

Um robô humanoide foi apreendido pela polícia alemã depois de alegadamente ter tocado uma adolescente de 16 anos

Opinião

Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende

07:30 15 Outubro, 2026 20:30 14 Outubro, 2026

"Tinha sonhado com borboletas naquela manhã. Poucas horas depois, alguém me oferecera uma borboleta de papel num encontro internacional de mulheres"

Branded Content Pub

EDITAL – Comunicação para exercício do direito de preferência

11:21 15 Outubro, 2026 11:56 15 Outubro, 2026

COMUNICAÇÃO DE VENDA PARA EVENTUAL EXERCÍCIO DO DIREITO LEGAL DE PREFERÊNCIA DOS PROPRIETÁRIOS CONFINANTES (Artigos 1380.º, 1381.º, 416.º e 225.º do Código Civil)

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Nacional

Corte de 50% no IRS chega em novembro, mas estes trabalhadores e pensionistas ficam de fora

14:10 14 Outubro, 2026 13:05 14 Outubro, 2026

O Governo confirmou uma redução de 50% na retenção de IRS em novembro, mas nem todos vão beneficiar

Algarve

Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

16:51 14 Outubro, 2026 16:53 14 Outubro, 2026

Acidente ocorreu numa ponte da linha férrea do Algarve quando a cana de pesca tocou num cabo elétrico de alimentação dos comboios

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Europe Direct Algarve

Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões

07:45 14 Outubro, 2026 07:22 14 Outubro, 2026

Águas do Algarve candidatou a fundos europeus grande parte dos 305 milhões necessários para duas das principais obras hídricas da região

Opinião

O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

19:11 14 Outubro, 2026 19:13 14 Outubro, 2026

"O Mikas teve apenas a sorte de encontrar seres humanos preocupados com o seu bem-estar. Há idosos portugueses que não podem dizer o mesmo"

Ensino Opinião

Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos

20:38 14 Outubro, 2026 20:38 14 Outubro, 2026

"O que me inquieta não é reprovar numa discussão sobre educação. É ver uma geração inteira aprovada num sistema que talvez nunca tenha aprendido a educá-la"

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Trabalha a recibos verdes? Estas são as datas que não pode falhar até ao fim de outubro

09:30 15 Outubro, 2026 00:02 14 Outubro, 2026

Outubro concentra várias obrigações para trabalhadores independentes. Contribuições, IVA e declaração trimestral têm prazos diferentes

Supermercado da Mercadona.
Algarve, Economia

Já é oficial: segunda loja da Mercadona no Algarve abre em novembro e já há localização confirmada

12:40 15 Outubro, 2026 12:21 15 Outubro, 2026

Depois da inauguração em Portimão, a cadeia espanhola confirmou a data da segunda loja no Algarve, que vai abrir portas ainda este ano

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva regressa neste dia a Portugal Continental e temperaturas descem até 10 ºC

06:00 15 Outubro, 2026 10:18 15 Outubro, 2026

Depois de dias de calor, Portugal continental enfrenta uma mudança acentuada do tempo, com descida das temperaturas e regresso da chuva

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em força’ a Portugal continental nesta data: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

16:30 14 Outubro, 2026 15:46 14 Outubro, 2026

As previsões de médio prazo apontam para um regresso mais generalizado da chuva na última semana de outubro

Supermercado Mercadona em Portimão. Crédito: Mercadona
Algarve, Economia

Mercadona estreia-se no Algarve: nova loja abriu esta quinta-feira em Portimão

11:32 15 Outubro, 2026 11:32 15 Outubro, 2026

Portimão recebeu a primeira Mercadona do Algarve, com um investimento de 6,5 milhões de euros e a criação de 100 postos de trabalho

Algarve

Homem detido em Portimão por abuso sexual da filha da companheira

12:20 15 Outubro, 2026 12:17 15 Outubro, 2026

Caso investigado pela PJ de Portimão envolve uma menina de 11 anos e alegados abusos ocorridos ao longo de cerca de um ano

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

IRS baixa para metade em novembro: veja quanto pode receber a mais no salário e na pensão

11:00 15 Outubro, 2026 10:38 15 Outubro, 2026

A retenção de IRS será reduzida em 50% em novembro, incluindo no subsídio de Natal. Veja exemplos para salários e pensões

Robô que assediou a jovem
Europa

Polícia apreende robô suspeito de apalpar adolescente: dois jovens estão a ser investigados

10:00 15 Outubro, 2026 10:35 15 Outubro, 2026

Um robô humanoide foi apreendido pela polícia alemã depois de alegadamente ter tocado uma adolescente de 16 anos

Opinião

Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende

07:30 15 Outubro, 2026 20:30 14 Outubro, 2026

"Tinha sonhado com borboletas naquela manhã. Poucas horas depois, alguém me oferecera uma borboleta de papel num encontro internacional de mulheres"

Branded Content, Pub

EDITAL – Comunicação para exercício do direito de preferência

11:21 15 Outubro, 2026 11:56 15 Outubro, 2026

COMUNICAÇÃO DE VENDA PARA EVENTUAL EXERCÍCIO DO DIREITO LEGAL DE PREFERÊNCIA DOS PROPRIETÁRIOS CONFINANTES (Artigos 1380.º, 1381.º, 416.º e 225.º do Código Civil)

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Nacional

Corte de 50% no IRS chega em novembro, mas estes trabalhadores e pensionistas ficam de fora

14:10 14 Outubro, 2026 13:05 14 Outubro, 2026

O Governo confirmou uma redução de 50% na retenção de IRS em novembro, mas nem todos vão beneficiar

Algarve

Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

16:51 14 Outubro, 2026 16:53 14 Outubro, 2026

Acidente ocorreu numa ponte da linha férrea do Algarve quando a cana de pesca tocou num cabo elétrico de alimentação dos comboios

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve, Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Europe Direct Algarve

Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões

07:45 14 Outubro, 2026 07:22 14 Outubro, 2026

Águas do Algarve candidatou a fundos europeus grande parte dos 305 milhões necessários para duas das principais obras hídricas da região

Opinião

O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

19:11 14 Outubro, 2026 19:13 14 Outubro, 2026

"O Mikas teve apenas a sorte de encontrar seres humanos preocupados com o seu bem-estar. Há idosos portugueses que não podem dizer o mesmo"

Ensino, Opinião

Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos

20:38 14 Outubro, 2026 20:38 14 Outubro, 2026

"O que me inquieta não é reprovar numa discussão sobre educação. É ver uma geração inteira aprovada num sistema que talvez nunca tenha aprendido a educá-la"

Últimas Notícias

  • Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer
    Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer
  • Loulé Ladies Open volta a colocar o ténis feminino internacional em destaque no Algarve
    Loulé Ladies Open volta a colocar o ténis feminino internacional em destaque no Algarve
  • Já é oficial: segunda loja da Mercadona no Algarve abre em novembro e já há localização confirmada
    Já é oficial: segunda loja da Mercadona no Algarve abre em novembro e já há localização confirmada
  • Homem detido em Portimão por abuso sexual da filha da companheira
    Homem detido em Portimão por abuso sexual da filha da companheira
  • PJ detém em Vila Real de Santo António homem procurado pelas autoridades polacas por homicídio
    PJ detém em Vila Real de Santo António homem procurado pelas autoridades polacas por homicídio

Opinião

  • Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende
    Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende
  • Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos
    Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos
  • O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão
    O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
    Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
  • Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões
    Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal