A edição deste ano do Festival F vai ocupar toda a Cidade Velha de Faro, revelou hoje a autarquia durante a apresentação do evento que vai decorrer nos dias 2 e 3 de Setembro, tal como o POSTAL noticiou, adiantando os nomes do cartaz durante a tarde de hoje.
Mas nem só de boas e muitas vozes portuguesas se faz o F de 2016, faz-se de mais e melhor oferta no que toca a propostas e a espaços, e as primeiras duas grandes alterações são o desaparecimento do Palco Afonso III e o nascimento do Palco da Sé.
O F cresce e bem, quase para o dobro da área, acrescendo ao espaço já anteriormente ocupado todo o Largo da Sé, a maior área pública da Vila Adentro. São cerca de 5 mil metros quadrados de área útil para o público que se somam ao espaço do F, que da Cidade Velha deixa de fora apenas algumas artérias de menor dimensão.
Tudo a pensar num festival que pretende confirmar-se e afirmar-se e deseja receber mais público batendo os 18 mil visitantes da última edição.
Com um orçamento a rondar os 280 mil euros, suportados pela autarquia com recurso a apoio de fundos do CRESC Algarve 2020, que se esperam venham a ajudar a suportar os custos, e aos resultados da bilheteira, este festival deseja-se sustentável, diz Paulo Santos, vice-presidente da autarquia.
O autarca recorda que nas duas primeiras edições assim foi, o F pagou-se a si mesmo.
Quanto custará entrar no F e quem vai poder ouvir
Desta vez os bilhetes que serão alvo de pré-venda a partir de amanhã e apenas num lote de dois mil ingressos custarão antecipadamente 20 euros, para os dois dias de evento.
Esgotados estes dois mil ingressos, entrar no F vai custar 15 euros por dia ou 25 na compra de um ingresso para totalidade do festival.
Quanto ao que vai pagar, pense também no que vai poder ver e ouvir, e neste capítulo Ana Moura, Pedro Abrunhosa, GNR, Richie Campbell, Gisela João, Diabo na Cruz, Jimmy P, Regula, Mundo Segundo & Sam The Kid, Dj Ride, B Fachada, Noiserv, Da Chick, Marta Ren, Criolo, Benjamin, Salto, Nuno Prata, Senhor Vulcão, Best Youth, Branko, Throes, The Shine, Sam Alone, Cais Sodré Funk Connection e Sensible Soccers são os nomes presentes no cartaz do Festival F deste ano.
Os palcos restantes do F vão manter-se, com o Largo Afonso III a passar a ser o centro do street food durante o evento.
Depois de ter sido escolhido para o Prémio Escolha do Consumidor em 2015 e de ter sido nomeado para um prémio os Iberian Festival Awards e para os Portugal Festival Music Awards 2015, o F procura espaço e massa crítica, apostando na qualidade para dobrar o Bojador das nomeações e entrar no entrar no escalão dos premiados.