A 7ª edição do “Festival de Observação de Aves & Actividades de Natureza de Sagres” foi apresentada na passada segunda-feira no Salão Nobre da Câmara de Vila do Bispo.
A abertura da sessão foi marcada pela assinatura de um novo protocolo de colaboração entre a câmara local, representada pelo seu presidente Adelino Soares, a Associação Almargem, representada pelo presidente da direcção José Victoriano, e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), representada pela presidente da direcção Clara Ferreira, onde é definido o montante de comparticipação atribuído pelo município àquelas entidades e os deveres de cada entidade na organização do evento.
Nesta sessão foi apresentado o cartaz do evento, que nesta edição contará com algumas novidades, como o aumento do número de dias, já que irá decorrer de 30 de Setembro a 5 de Outubro por forma a aproveitar o feriado nacional; a abertura de inscrições no mês de Julho, um mês antes do que é normal e o processo de registo de marca do festival.
Destaque para a ave escolhida como “estrela” desta edição, o Britango (Neophron percnopterus), que é também a ave que a SPEA elegeu como “Ave do Ano”.
Também conhecido como Abutre-do-Egipto, esta é uma das aves planadoras que passa por Sagres todos os anos, sobretudo aves imaturas e juvenis, durante Setembro e princípio de Outubro. A sua população sofreu um declínio, em Portugal e Espanha, de cerca de 30% nas últimas três décadas, devido à degradação do habitat, perturbação humana e perseguição, encontrando-se actualmente em perigo de extinção.
Recorde-se que o “Festival de Observação de Aves & Actividades de Natureza de Sagres” foi o projecto vencedor na edição de 2015 dos Prémios Município do Ano da plataforma UM-Cidades da Universidade do Minho, na categoria regional e nacional, reconhecendo o seu mérito.
Mais informações sobre o Festival em http://www.birdwatchingsagres.com/ ou no facebook.com/pages/Birdwatching-Festival-of-Sagres .