O Festival de Caminhadas do Ameixial vai animar o interior do concelho de Loulé, a partir desta sexta-feira, com um programa de promoção do turismo de natureza, dos percursos pedestre e palestras, divulgou a organização.
A quarta edição do evento, alargada por mais um dia, decorre até segunda-feira e já ultrapassou o número de inscritos em 2015, cerca de 350 participantes.
“Este ano queremos ter mais participantes e mais pessoas no Ameixial e, portanto, temos um programa mais ambicioso, com mais caminhadas, mais palestras, mais “workshops” e também temos alguns momentos especiais de animação”, explicou à Lusa João Ministro, da equipa organizadora.
Durante o evento, a artista plástica e ceramista Sara Navarro vai criar uma obra inspirada na escrita do sudoeste, primeira manifestação escrita da Península Ibérica, com mais de 2.500 anos e ainda por decifrar, encontrada nos concelhos alentejanos de Almodôvar e de Ourique e nos algarvios de Loulé e de Silves.
Sede do evento fica na escola primária do Ameixial
A freguesia Ameixial, no interior algarvio, onde as tradições se mantêm, mas a tendência para desertificação é uma realidade, aposta na sua natureza e no seu território para atrair turismo de natureza.
A par dos quatro percursos pedestres oficiais da freguesia, os participantes vão ter oportunidade de conhecer novos percursos que se debruçam sobre temáticas como as caminhadas com um pastor, sobre o património serrano, sobre a escrita do sudoeste ou caminhadas de fotografia.
“O festival também tem o objectivo de contribuir para o combate à desertificação do interior”, afirmou João Ministro, apontando que as palestras deste ano se vão debruçar sobre o Glamping (acampamentos requintados), sobre o possível itinerário do sul dos Caminhos de Santiago e sobre a realidade europeia do turismo pedestre.
Temas que, a organização espera que possam suscitar interesse, tirar dúvidas e incentivar à criação de novos negócios relacionados com o turismo de natureza.
A escola primária do Ameixial é a sede do evento e, juntamente com o salão nobre da Junta de Freguesia, vai acolher as palestras e os seus participantes.
(Agência Lusa)