A já tradicional recriação da descarga da sardinha no cais Gil Eanes, agendada para as 10h30 desta terça-feira, 30 de julho, marca o arranque da 28ª edição do Festival da Sardinha, que decorrerá na zona ribeirinha de Portimão até 4 de agosto.
Esta recriação de especial relevância para a história social e económica de Portimão e das suas gentes vai ser transmitida ao vivo e poderá ser acompanhada a par e passo nas redes sociais do Município de Portimão (facebook.com/portimaomunicipio e https://www.instagram.com/portimaooficial/).
Durante a recriação, que permitirá reviver a atmosfera vibrante da lota, numa experiência cultural autêntica e envolvente, serão ofertadas três mil senhas de degustação, com direito a duas sardinhas no pão e uma bebida, que poderão ser usufruídas, num dos cinco espaços de restauração dinamizados no recinto do evento pelo associativismo local, entre a tarde de 30 julho e o encerramento do festival, que abre portas das 18h00 à meia-noite.
A inauguração oficial do Festival da Sardinha será presidida pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e está marcada para as 18h45 junto ao coreto da Praça Manuel Teixeira Gomes, contando com a participação da Banda da Sociedade Filarmónica Portimonense e da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão.
Na sequência do sucesso registado com a experiência realizada em 2023, uma das novidades do festival deste ano será a realização de três showcookings, nos quais participarão Nuno Martins (chef executivo e cogerente do Restaurante NUMA – recomendação Guia Michelin 2024) a 31 de julho, José Moura (chef executivo do Tivoli Lagos Algarve Resort e formador da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão) a 2 de agosto e José Lopes (chef executivo do Restaurante Bon Bon, com uma Estrela Guia Michelin), a 3 de agosto.
Os showcookings, promovidos pela Confraria dos Gastrónomos da Sardinha, terão lugar das 19h00 às 20h00 junto à Área Lounge, sendo possível aos visitantes degustar as receitas confecionadas pelos chefs, cujo ingrediente principal será a sardinha.
Outra alteração na edição deste ano tem a ver com o Palco Sardinha, que anteriormente se localizava junto à área de restauração, e que passa fisicamente para o palco principal, face à grande afluência que registava, o que permite aos artistas um espaço maior e mais digno, também com o intuito de garantir o bem-estar de quem está a jantar e daqueles que desejam usufruir da animação musical.
Mas as novidades não se ficam por aqui e a própria Área Lounge cresceu, apresentando uma nova imagem que celebra o centenário de elevação a cidade de Portimão, mantendo as suas características de espaço acolhedor e relaxante, no qual também serão dinamizados passatempos e funcionará como ponto de informação.
Entre os inúmeros atrativos do 28º Festival da Sardinha, destaque para a aliciante programação do Palco Principal, com o seguinte alinhamento: Áurea (30 de julho), Sara Correia (31 de julho), Anjos (1 de agosto), Richie Campbell (2 de agosto), Marisa Liz (3 de agosto) e Delfins (4 de agosto).
Toda a informação relativa ao mais famoso evento gastronómico do Algarve, que tem entrada livre e é mais uma vez organizado pelo Município de Portimão, pode ser consultada no site oficial da autarquia, em https://festivaldasardinha.pt/.
Leia também: Nesta praia portuguesa a água é tão quente que pode chegar aos 40ºC