O Festival da Batata-doce de Aljezur regressa no fim de semana de 26 a 28 de novembro, com algumas restrições e adaptações, mas muito perto da “normalidade”, depois de uma versão digital devido à pandemia.
José Gonçalves, presidente da autarquia aljezurense explica que “sendo necessário procedermos a alguns ajustes, para responder às exigências e restrições ainda impostas pela pandemia de covid-19, proporcionando um espaço mais amplo e seguro para quem nos visita, o Municipio de Aljezur não quis deixar de dar um passo em frente e assumir a retoma deste importante evento”.
A variedade de oferta gastronómica passará por tasquinhas com uma Zona Petisqueira no seu interior que abordará a batata-doce de Aljezur de forma mais “descomprometida” e leve, à qual se associam livremente os restaurantes do concelho, que nos seus espaços complementam a oferta gastronómica deste espaço do festival, nesta edição, reservada essencialmente a petiscos.
Várias dezenas de expositores, acompanhados de animação itinerante, trarão a cor, o artesanato e os produtos genuínos da região para deleite dos milhares de visitantes que são esperados neste fim-de-semana em Aljezur.
A tentação do doce mantém uma presença forte e em cada esquina do festival será fácil ser tentado por vários produtos onde a Batata-doce de Aljezur nas suas múltiplas utilizações, marca a diferença, seja através de pastelaria variada, num chocolate, num licor, numa compota, numa aguardente, num gelado ou até numas refrescantes e saborosas cervejas.
Para os visitantes estará também reservada a venda direta da melhor batata-doce do mundo, a Batata-doce de Aljezur, única com Identificação Geográfica Protegida (IGP), devidamente embalada e garantida pela Associação de produtores de Batata-doce de Aljezur que irá ainda disponibilizar a batata assada em forno de lenha e a Batata-doce frita.
Para o Municipio de Aljezur, “a aposta e afirmação deste produto de qualidade tem sido nas últimas décadas uma preocupação permanente”, através de um apoio continuado “à Associação de Produtores da Batata-doce e por essa via aos seus produtores”.
O Festival da Batata-doce de Aljezur é um dos aspetos mais visíveis dessa parceria, tendo como principal intuito a valorização da produção agrícola deste produto secular e de sabor e características únicas, muito devido às condições endafoclimáticas que a zona demarcada apresenta para a produção da mesma.
O Festival pode ser visitado sexta e sábado, das 12:00 às 24:00 e no domingo, das 12:00 às 22:00. A entrada e o estacionamento são gratuitos.