A vila de Santa Luzia, no concelho de Tavira, celebra, entre 12 e 15 de Agosto, as suas Festas Tradicionais em Honra dos Pescadores.
O ponto alto dos festejos será no domingo, dia 14, com a celebração das cerimónias religiosas que começam com a missa solene. No fim da tarde, terá lugar a procissão da imagem de Santa Luzia, bênção dos pescadores e das suas embarcações junto ao cais e proclamação das ofertas aos Homens do Mar.
A tradição desportiva mantém-se na segunda-feira, com a Corrida de Chatas, o Jogo da Corda, a Tirada de Fitas, o Pau de Sebo e as Regatas de Barcos.
Quanto à música, pelo palco santaluziense vão passar os ATÓA (dia 12), Diogo Piçarra (dia 13), Raquel Tavares (dia 14) e Quim Barreiros (dia 15), assim como o DJ Kota, DJ Xdupe, Duo Som Ritmo, DJ Jinga, DJ Guz, Lurdes Caetano, Márcio Gonçalves, André Catarino, Uzananas e Cristiano Martins.
O recinto dos espectáculos conta com serviço de bar/restaurante.
Na segunda-feira, dia 15 de Agosto, as festas encerrarão com um grande espectáculo de pirotecnia.
Sobre Santa Luzia
Santa Luzia nasceu em 1577 por iniciativa dos pescadores. Estes edificaram uma ermida dedicada a uma santa com o mesmo nome, mártir siciliana e protectora dos que sofrem dos olhos. Santa Luzia tornou-se assim, a padroeira da freguesia.
Hoje, ainda de natureza piscatória, Santa Luzia vive também da aposta do turismo, sendo designada como a “Capital do Polvo”.