Os segredos da cataplana, um dos mais afamados pratos regionais, regressam ao concelho de Castro Marim durante todo o mês de Junho, nesta que é a 4ª edição da Festa da Cataplana.
A iniciativa pretende promover e fomentar a economia e a gastronomia locais, atraindo os visitantes que já procuram Castro Marim pela qualidade das suas praias, mas também um público diferenciado, que procura a qualidade e o diferencial gastronómico, impulsionando a dinâmica económica antes do pico do Verão, normalmente nos meses de Julho e Agosto. A câmara castro-marinense investe na promoção e sucesso da Festa da Cataplana, “por considerar que assim contribui também para a afirmação do nome de Castro Marim e impulso da economia local”.
Este ano a iniciativa foi alargada à globalidade do território e, por isso, dois restaurantes da vila de Castro Marim passarem a integrar a acção.
Os 13 restaurantes aderentes irão apresentar, pelo menos, dois tipos de cataplana, com preços atractivos e diferenciadores. Apesar da de marisco ser das cataplanas mais procuradas, os restaurantes estão a preparar também cataplanas de polvo, bacalhau, tamboril, cabrito e lombinho de porco.
“Ao sol e à praia, Castro Marim é um concelho que agrega uma rica e diferenciada gastronomia. Junho, sendo um mês de transição do pico turístico, obriga os restaurantes a empregar recursos humanos capazes de superar a crescente e intensa procura dos meses de Junho e Agosto. A Festa da Cataplana é uma forma de potenciar os recursos instalados e atrair mais turistas neste mês de transição. É ponto de honra associar a todas estas campanhas o sal e a flor de sal de Castro Marim”, realçou a vice-presidente e vereadora da Cultura da Câmara de Castro Marim, Filomena Sintra.
Trata-se de uma iniciativa da Câmara de Castro Marim que pretende dinamizar o território durante no mês de Junho.