A Feira da Serra de São Brás de Alportel assinala o seu 30.º aniversário com uma edição especial online, onde o artesanato, a gastronomia e a animação, os seus ingredientes essenciais, não irão faltar. O formato alternativo é motivado, à semelhança da edição anterior, pelas condicionantes da pandemia.
“A serra algarvia, inspiradora e ponto de partida da Feira da Serra, é um verdadeiro monumento da essência natural, da resiliência, da renovação e do renascimento que marcam esta época singular das nossas vidas”, afirma a autarquia são-brasense em comunicado.
Por isso mesmo, a Comissão Organizadora da Feira da Serra de São Brás de Alportel criou um programa alternativo, sobretudo dinamizado na esfera digital, que procura manter vivas a chama e a essência deste evento que tanto acalenta o espírito dos são-brasenses.
O programa tem início esta quinta-feira, pelas 19:00, dia em que se fará o lançamento das novidades que produtores e artesãos prepararam para esta edição e que estão disponíveis através do catálogo online da Feira da Serra que permite a aquisição e encomenda de produtos. Um momento assinalado simbolicamente no espaço exterior do Cineteatro São Brás, espaço central, na Av, da Liberdade, com a inauguração de uma instalação artística de homenagem a este evento ex-líbris são-brasense que anualmente abre o coração do Algarve ao mundo!
As contingências pandémicas motivaram alterações ao programa inicial desta edição, tendo o espetáculo de dança “Dançando nos Passos de Bernardo”, previsto para sexta-feira, dia 30 de julho, sido adiado. Nova data será anunciada brevemente para este espetáculo criado por artistas são-brasenses e integrado no programa cultural Bezaranha que conta com a participação dos 16 municípios algarvios e financiado pelo Plano Operacional CRESC Algarve 2020.
São Brás de Alportel participa neste programa cultural em rede com dois espetáculos criados por artistas locais, tendo por isso sido natural a decisão de retransmissão do espetáculo “Sons de São Brás” nas redes sociais do Município e da Feira da Serra no dia 30, a partir das 21:30.
Ao longo dos últimos 30 anos, a par da gastronomia e da animação, o artesanato tem sido um dos pilares deste evento âncora são-brasense, tanto nas suas versões mais tradicionais como nas mais inovadoras. A exposição “Arte Entrançada”, com trabalhos inovadores em empreita da autoria de Maria João Gomes, vai estar patente no Museu do Traje e a sua inauguração ocorre no sábado, dia 31 de julho, pelas 18:00, com entradas controladas de acordo com as regras de segurança para a prevenção de infeções por Covid-19.
A partir das 19:00, as atenções voltam-se para as redes sociais do Município onde será transmitida em direto o programa comemorativo: “Feira da Serra: 30 anos a inovar a tradição”.
Um programa ao estilo televisivo será transmitido em direto a partir do Museu do Traje, espaço anfitrião das primeiras edições deste certame. Uma oportunidade para homenagear as raízes da Feira da Serra e abrir portas a novos projetos que têm vindo a nascer, fruto da resiliência e empreendedorismo dos artesãos e produtores locais.
O programa transmitido em direto contará com alguns convidados, numa amena tertúlia e com momentos de gastronomia, sem faltar os momentos musicais.
O último dia desta edição especial da Feira da Serra de São Brás de Alportel, no domingo, 1 de agosto, ficará marcado com a transmissão do desfile de Moda “São Brás Fashion” que este ano trocou a passerelle da Feira e foi até 50 lojas do concelho para dar a conhecer o que de melhor existe no Comércio Local!