Muitas vezes, as chamadas comerciais, ou chamadas spam, surgem quando empresas contactam consumidores para promover produtos ou serviços. Tornaram-se uma grande fonte de irritação para os utilizadores, sobretudo porque, na maioria das vezes, os produtos oferecidos não são do interesse de quem atende. Conheça agora três frases que pode utilizar para evitar ser incomodado no futuro.
Há casos em que os consumidores recebem várias chamadas indesejadas em poucas horas, o que agrava a frustração. Com o aumento da cibercriminalidade, as chamadas telefónicas tornaram-se também um canal popular para fraudes, fazendo com que os consumidores queiram evitar este tipo de contacto para não confundir chamadas legítimas com tentativas de burla.
Embora em Portugal, tal como em Espanha, já exista regulamentação para este tipo de chamadas, o spam telefónico continua a ser uma praga. No entanto, algumas frases específicas podem ajudar a reduzir o incómodo, explica o Marketeer.
Como evitar as chamadas spam
Primeiro, assegure-se de que não deu consentimento para estas comunicações. Se tiver a certeza de que não autorizou este tipo de chamadas, experimente utilizar estas frases:
- “Removam o meu número da vossa base de dados”
Independentemente de ter dado ou não consentimento, esta é uma das formas mais eficazes para terminar estas chamadas. Tem o direito de solicitar a remoção do seu número, e a empresa é obrigada a cumprir durante a chamada.
- “Não solicitei nenhum contacto comercial”
As empresas muitas vezes encontram formas de contactar consumidores via chamada, SMS ou email. Se tiver a certeza de que não autorizou este contacto, deixe claro que não deseja ser incomodado e relembre a empresa de que estão a infringir a lei ao contactá-lo sem consentimento.
- “É ilegal contactarem-me a esta hora”
De acordo com a legislação de defesa dos consumidores, as chamadas comerciais só podem ser realizadas em horários específicos. Fora desses períodos, é proibido contactar os consumidores.
As chamadas só são permitidas de segunda a sexta-feira, excluindo feriados, entre as 9:00 e as 21:00. No caso das operadoras de telecomunicações, o horário é ainda mais restrito: podem ligar apenas entre as 10:00 e as 15:00, e das 16:00 às 21:00, de segunda a sexta-feira.
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