A capital algarvia foi o local escolhido para inaugurar o primeiro minibus do país 100% eléctrico, no passado dia 5, Dia Mundial do Ambiente, que será utilizado numa carreira regular de transporte público.
Trata-se do primeiro autocarro eléctrico concebido e montado em Portugal, alimentado por três baterias, cujo carregamento demora oito horas e com uma velocidade atingível de 80 km/hora. A Próximo – Transportes Urbanos da Cidade de Faro, coloca assim à disposição dos seus clientes um mini-autocarro com zero emissões de gases poluentes.
Refira-se ainda que este veículo, com cerca de 7,5 metros de comprimento, capacidade para 14 lugares sentados e preparado para receber pessoas com mobilidade reduzida, tem uma autonomia de cerca de 100 km sem necessidade de ser recarregado.
Este minibus, que se junta agora à restante frota de 28 viaturas que compõem a frota da Próximo, foi desenvolvido especificamente para circular nas ruas apertadas da cidade de Faro e toda a carroçaria foi desenvolvida no país, pela empresa Irmãos Mota, de Vila Nova de Gaia.
O veículo custou 160 mil euros, tendo a compra sido totalmente suportada pela companhia.
Com este projecto, o “nosso concelho deu mais um passo a caminho de uma mobilidade sustentável e incrementou o seu contributo rumo ao cumprimento de um dos oito objectivos do milénio que este município subscreveu: promover o desenvolvimento sustentável, reduzir a perda de diversidade biológica e reduzir a proporção da população sem acesso a água potável e saneamento”, refere a autarquia farense em nota de imprensa.
A inauguração foi, com uma breve celebração, “abençoada” pelo padre Pedro Manuel da Sé de Faro.