Faro, Albufeira e Portimão destacaram-se, em mais um ano, na classificação regional da terceira edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking, documento que avalia a performance e a atractividade dos 308 municípios portugueses nas categorias de Turismo (Visitar), Negócios (Investir) e Talento (VIver).
Faro continua a liderar o Ranking regional algarvio. A grande força do Algarve continua a residir no Turismo, com Albufeira, tal como no ano de 2015, a classificar-se na primeira posição regional, apesar de se baixar para quarta em todo o País, atrás do Porto e do Funchal.
Faro continua a abrir este pódio algarvio e, apesar de apenas se posicionar na quarta posição no que refere à categoria Visitar, beneficia das restantes categorias nas quais se encontra continuamente na primeira posição com alguma margem, destacando-se e conseguindo manter-se no topo da região do Algarve.
Do ano passado para este, não se verificaram alterações na Região do Algarve no que concerne aos três primeiros classificados. Faro está em primeiro lugar, seguido de Albufeira e Portimão. No restante Top 5 encontramos Tavira que sobe para o quarto lugar e Lagos em quinto.
Particularmente a nível do Turismo, o Algarve continua a apresentar resultados, apresentando três municípios no Top 10 Nacional.
Tavira ultrapassa nesta edição Lagos e Loulé, resultado do desempenho a nível da categoria Visitar. Já Loulé destaca-se na categoria Viver.
O ex-libris da região algarvia continua a ser, claramente, o Turismo. Apesar disso as suas principais cidades desceram algumas posições a nível nacional.