Faro consolidou a sua posição no top 10 nacional entre 308 municípios, ficando, assim, em oitavo lugar do ranking nacional do Portugal City Brand Ranking 2018, promovido pela consultora Bloom Consulting, que mede a performance de marca dos municípios portugueses, nas áreas do Turismo (Visitar), Negócios (Investir) e Talento (Viver). Os resultados e posições dos municípios no ranking resultam de uma análise baseada em dados quantitativos estatísticos e digitais.
Cada vez mais a marca de uma cidade requer uma gestão estratégica para se tornar atractiva. As necessidades de quem investe são diferentes de quem visita ou de quem reside numa cidade. E, neste sentido, as melhores posições deste ranking acabam por reflectir as melhores estratégias de promoção e estruturação, com maior visibilidade, mais procura proactiva, melhores plataformas online, redes sociais, bem como melhores indicadores estatísticos, nas diferentes categorias.
Faro no terceiro lugar no Ranking Regional de Turismo
Para além de estar no top 10, Faro é líder na região do Algarve, pelo quinto ano consecutivo, mostrando um claro domínio nas Dimensões de Negócios e Viver. Para além de subir uma posição no Ranking Nacional, face a 2017, alcança, pela primeira vez, o terceiro lugar no Ranking Regional de Turismo. O estudo destaca, por isso, a regularidade e o equilíbrio da capital algarvia nos bons resultados nas três dimensões em análise – Viver, Visitar e Negócios.
O resultado foi divulgado e “trouxe mais um motivo de orgulho para todos os farenses” mostrando, assim que Faro é hoje uma cidade “apetecível que reúne condições de excelência na região e no país com uma forte estratégia de desenvolvimento”.
(Milene Alves Maria / Henrique Dias Freire)