A Câmara de Faro deliberou esta segunda-feira por unanimidade, na sua reunião ordinária, aprovar o Plano de Transportes Escolares para o ano lectivo 2016/2017, com libertação de uma verba no valor de 538.587 euros para encargos com carreiras públicas terrestres, carreiras públicas fluviais, circuito especial fluvial e viaturas municipais, assegurando o transporte dos alunos que residem a mais de três ou quatro quilómetros dos estabelecimentos de ensino, respectivamente sem e com refeitório.
São abrangidos por este Plano de Transportes Escolares os vários estabelecimentos de ensino básico, secundário e profissional, nomeadamente os Agrupamentos de Escolas: Tomás Cabreira, de Pinheiro e Rosa, D. Afonso III, de João de Deus, de Montenegro, José Belchior Viegas (São Brás de Alportel), João da Rosa (Olhão) e Escolas Secundárias de Loulé e Dr. Francisco Fernandes Lopes – Olhão. A comparticipação é de 100%, para alunos do 1º ciclo ao 9º ano, e para alunos do ensino secundário, a autarquia assume o pagamento de 50% do passe.
“O Executivo considerou que este investimento, verdadeiramente reprodutivo, é de particular importância para a melhoria das condições do processo educativo no território municipal”, pode ler-se na nota de imprensa do município farense enviado às redacções.
“A autarquia cumpre assim a operacionalização de uma estratégia de gestão local capaz de responder às necessidades da comunidade escolar, considerando a importância que a Educação tem na formação do indivíduo e na sua integração na sociedade”, conclui.