Mais de 863 mil euros, sem IVA, foi quanto a Câmara de Faro investiu e está a investir na requalificação dos acessos à cidade num conjunto de obras que se distribui de ocidente a oriente e abrange cinco das radiais de inserção na cidade.
Actualmente os trabalhos decorrem na Avenida Cidade Hayward, com um custo sem IVA de 178,5 mil euros, e desenvolvem-se nas duas faixas no sentido de saída da cidade depois de terem sido concluídas as intervenções no sentido contrário de circulação do trânsito.
Os trabalhos implicaram a recuperação integral do perfil da via em profundidade até à base construtiva, dado o elevado estado de degradação do pavimento e camadas inferiores provocado em larga medida pela circulação do tráfego pesado. Também nestes trabalhos estão incluídas intervenções ao nível dos passeios em falta e degradados em toda a extensão daquela que é uma das principais artérias da cidade e a mais utilizada para quem de sotavento, nomeadamente desde Olhão, pretende entrar em Faro.
O trânsito, fortemente condicionado desde há vários dias, processa-se agora de forma menos complicada com as duas faixas entretanto já recuperadas no sentido de entrada na cidade e a necessidade de avançar com as obras levou mesmo a trabalhos nocturnos por parte do empreiteiro.
As intervenções na cidade
As entradas da capital de distrito, concluídas que fiquem as obras na Avenida Cidade Hayward e na Rua Teixeira Guedes, ficam agora todas requalificadas depois das intervenções já realizadas, sucessivamente na Estrada de São Brás, na Avenida Gordinho Moreira, e na Estrada da Senhora da Saúde.
No total destas três últimas empreitadas foram investidos 637,7 mil euros, dos quais a factura mais pesada foi a da Avenida Gordinho Moreira – entrada da cidade junto ao Fórum Algarve – no valor de 481 mil euros, sem IVA. As obras na Estrada da Senhora da Saúde, troço parcial, custaram 70,3 mil euros (incluída a intervenção na Rua António Belchior Júnior) e os trabalhos de requalificação da Estrada de São Brás somaram 84,4 mil euros.
Depois de décadas de abandono as obras nas entradas da cidade completam-se com a requalificação parcial da Rua Teixeira Guedes entre o cruzamento com a Rua Dr. António Bernardo da Cruz e a Avenida Dr. Júlio F. De Almeida Carrapato. Neste caso a via conhecida popularmente como Estrada de Olhão está a ser intervencionada ao nível da requalificação de passeios que estavam visivelmente degradados devido às raízes de árvores de grande porte ali existentes, pondo em causa a segurança dos peões. As árvores foram entretanto retiradas do local e os passeios estão a ser integralmente reconstruídos.
Ao POSTAL a autarquia adianta que a “requalificação do pavimento desta via e a regularização do fluxo de águas pluviais e da zona de estacionamento a norte da zona actualmente intervencionada serão obras a realizar numa fase ulterior devidamente planificadas no quadro das intervenções de requalificação de vias de trânsito que a Câmara pretende continuar a fazer.
Recorde-se que a Câmara de Faro vai continuar, de acordo com declarações feitas ao POSTAL pelo presidente da edilidade, Rogério Bacalhau, “a realizar trabalhos de recuperação das vias de trânsito no perímetro urbano e em todo o concelho na sequência daqueles que têm vindo, ano após ano, a ser realizados durante o anterior mandato”.
O programa que esteve na base das obras de requalifica da rede viária concelhia, o Faro Requalifica, não voltará a existir com esta denominação fechado que está o ciclo de intervenções mais prementes na rede viária farense. A Câmara passará a integrar anualmente, esclareceu ao POSTAL o presidente da autarquia em declarações realizadas recentemente, uma verba para manutenção da rede viária e valores de investimento no quadro de intervenções de recuperação das vias ainda degradadas que existem no concelho”.