O Município de Faro foi uma das cidades eleitas para uma das vice-presidências do Conselho Executivo da Atlantic Cities na assembleia geral desta organização realizada no passado dia 17 de julho, na cidade de Brest, em França.
A Atlantic Cities é uma associação sem fins lucrativos, destinada a promover a cooperação e o intercâmbio de experiências e boas práticas entre as cidades costeiras e do interior do Arco Atlântico Europeu.
Esta associação conta com um total de 17 membros de 4 países representados (Portugal, Espanha, Irlanda e França).
As cidades membros reúnem-se regularmente, organizando grupos de trabalho temáticos no âmbito dos 4 eixos estratégicos e de cooperação da Rede (Inovação e Investigação, Crescimento Azul, Ambiente, e Dimensão Social e Cultural).
Paralelamente à realização da assembleia geral da Atlantic Cities decorreram, no dia 16 de julho, as Jornadas Atlantic Cities 2024, com a realização de dois seminários temáticos, dedicados ao Turismo Sustentável e Gastronomia Atlântica.
Integrado no projeto POST (Polycentrical Tourism/ Turismo policentrico), o Município de Faro apresentou o projeto Culatra 2030 – Uma Comunidade Energética Sustentável.
Leia também: Este é o ponto mais a sul de Portugal Continental e tem a praia com a água mais quente do país