O Município de Faro procedeu à instalação de 40 dispensadores urbanos de gel desinfetante em vários locais públicos da cidade e ilhas para que os cidadãos possam higienizar as suas mãos em segurança.
A autarquia procedeu à colocação dos equipamentos junto a escolas, jardins e terminais de transportes públicos, segundo informa em comunicado.
“Os dispensadores são acionados através de pedal, não sendo necessário manipulá-lose cada um tem capacidade para 10 litros de desinfetante, com reservatório de 5 litros para escoamento de excedente de utilização. Serão reabastecidos, regularmente, pela autarquia, tendo em conta que esta é uma das recomendações e práticas a adotar com melhores resultados para contenção do surto de Covid-19”, explica.
Estes equipamentos, adquiridos pelo município pelo valor total de 24.507 euros podem ser encontrados junto dos seguintes locais: Escolas Secundárias Tomás Cabreira, João de Deus e Pinheiro e Rosa;Escolas EB2/3 Joaquim Magalhães, Neves Júnior, Afonso III, Poeta Emiliano da Costa (Estoi), Montenegro (2º e 3º ciclo) e Santo António do Alto; Escolas Básicas (EB1) de Penha, São Luís, Vale Carneiros, Bom João, Alto Rodes, Carmo, Areal Gordo, Conceição, Patacão, Pontes de Marchil, Montenegro, Montenegro (antiga), Estoi, Santa Bárbara de Nexe, Bordeira, Praia de Faro, Culatra, Lejana e Ferradeira; Jardim da Alameda; Parque de Lazer das Figuras; Saída da Rua de Santo António; Mercado Municipal de Faro; Estação CP; Terminal rodoviário Próximo; Cais de Culatra, Hangares, Farol e Portas do Mar e dois na Praia de Faro (Zona Central) – lado direito e lado esquerdo.
A autarquia já havia adquirido mais de 1.000 dispensadores de solução alcoólica, que já estão a equipar os estabelecimentos comerciais que os requisitaram. Denominada “Faro Protege”, essa iniciativa camarária resultou de um investimento de cerca de 89.500 euros.
Ciente da importância destes dispensadores na concretização dos seus objetivos de indução de um sentimento geral de maior segurança, o Município aproveita a ocasião para apelar à população que faça uma utilização responsável destes equipamentos.