A zona da Lejana, área compreendida entre a EN 2 (Estrada de São Brás) e a Estrada da senhora da Saúde, é face à respectiva localização geográfica a área de crescimento imediato da cidade de Faro e constitui uma zona estratégica do quadro de áreas de crescimento urbano da cidade capital de distrito.
A Câmara de Faro vai realizar no próximo dia 8 de Março uma sessão pública destinada a apresentar os trabalhos desenvolvidos no âmbito do Plano de Pormenor (PP) da Lejana, bem como recolher contributos sobre os mesmos.
A sessão pública vai realizar-se no salão nobre do edifício da Câmara, pelas 17 horas, e destina-se aos moradores e proprietários da área de intervenção do plano, bem como quaisquer outros eventuais públicos interessados.
“A área de intervenção do PP Lejana tem cerca de 43 hectares afectos ao perímetro urbano de Faro e integra, parcial ou totalmente, diversas urbanizações resultantes de operações de loteamento urbano, parcelas desocupadas objecto de pretensões de particulares, a área envolvente ao Depósito de Água, assim como áreas que necessitam de ser requalificadas e reestruturadas”, refere a autarquia farense.
Com a elaboração deste plano a autarquia pretende assegurar uma estrutura urbana coerente, equilibrada e sustentável, potenciando um urbanismo que respeite a morfologia do local e, em simultâneo, contribuir para a valorização das entradas da cidade de Faro, promovendo a qualificação/requalificação dos principais eixos viários, designadamente a EN 2 e a Estrada da Senhora da Saúde, assegurando ainda a concretização da terceira circular de Faro.