O Banco Farmacêutico, projecto da Associação para a Assistência Farmacêutica, promove em Fevereiro mais uma recolha de medicamentos solidária, informou a organização.
A iniciativa, que cumpre a sua sétima edição, decorre a 14 de Fevereiro e contará com a adesão de 125 farmácias de todas as zonas de Portugal Continental.
Os medicamentos recolhidos beneficiarão os utentes de 75 instituições particulares de solidariedade social (IPSS) situadas nas regiões das farmácias aderentes, nos distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora, Beja, Portalegre, Faro, Aveiro, Porto, Vila Real e Bragança.
Com um funcionamento semelhante ao do Banco Alimentar contra a Fome, o Banco Farmacêutico pretende sensibilizar para a doação de medicamentos e produtos de saúde não sujeitos a receita médica, que serão recolhidos nas farmácias por 500 voluntários e distribuídos posteriormente pelas instituições.
Na edição de 2014, foram recolhidos 10 mil medicamentos e produtos de saúde em 122 farmácias, no valor de 40 mil euros.
Segundo Luís Mendonça, presidente do Banco Farmacêutico, “apesar do contexto de crise económica vivido nos últimos anos, a solidariedade dos portugueses mantém-se e tem crescido”.
“É com muita satisfação que constatamos que a cada nova edição da recolha de medicamentos temos a participação de mais farmácias, as doações são em maior número e conseguimos ajudar cada vez mais pessoas, que é o nosso principal objectivo”, acrescentou
(Agência Lusa)