Quando se prepara a 6ª edição do FARCUME – Festival de Curtas-Metragens de Faro, a organização do certame, liderada pelo farense Bruno Lage, já abriu as inscrições para os candidatos ao festival.
Recorde-se que o festival é organizado pela FARO 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro, e “pretende consolidar os objectivos entretanto já alcançados nas suas últimas edições em termos de qualidade e participação, a que se acrescenta a sua afirmação como um festival internacional e cosmopolita”.
Tal como nas edições anteriores, esta 6ª edição do FARCUME pretende exibir e promover trabalhos até um máximo de 25 minutos de duração, repartidos em quatro categorias: animação, documentário, ficção e videoclips.
As inscrições estão abertas e prolongam-se até ao último dia do mês de Maio, sendo que as curtas-metragens portuguesas têm inscrição gratuita. Para mais informações, inscrições e acesso ao regulamento do festival, os interessados devem consultar a página do festival no facebook em: www.facebook.com/farcume ou visitar o site oficial do festival em: www.farcume.com.
De referir que o FARCUME no ano transacto obteve, pelo júri do EFFE – Europe For Festivals, Festivals For Europe, o selo EFFE 2015-2016.
O FARCUME passou assim, refere a estrutura organizativa do certame, a fazer parte dos festivais de 31 países que pertencem à primeira geração de galardoados com o selo EFFE 2015-2016, que visa reconhecer festivais que estão profundamente empenhados com as artes, as comunidades onde se integram e os valores europeus.