Dez corporações de bombeiros nacionais vão juntar em Portimão cerca de 500 soldados da paz com a música como mote no III Encontro Nacional de Fanfarras de associações humanitárias de bombeiros voluntários.
O evento decorre no próximo dia 21 pelas 15 horas na Zona Ribeirinha de Portimão, junto à Capitania, e vai percorrer as ruas da cidade do Arade até ao quartel dos bombeiros locais com uma paragem na Praça da República (Alameda de Portimão), onde cada fanfarra irá executar peças musicais. As 10 fanfarras irão iniciar o desfile com um intervalo de cinco minutos e com a seguinte ordem de partida: Aljezur, Famalicenses, Agualva-Cacém, Cacilhas, Vendas Novas, Montemor-o-Novo, Santiago do Cacém, Olhão, Albufeira e os anfitriões Portimão que encerrarão os desfiles.
A Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão conta com 33 anos de existência e integra cerca de 50 elementos com idades compreendidas entre os 8 e os 78 anos. Realizam ensaios semanais, indispensáveis para o bom êxito das actuações, sendo que estes são uma oportunidade para os momentos de convívio e para o reforço do espírito de equipa do corpo de bombeiros.