Na próxima segunda-feira, dia 28, é dia de ir ao Cerro da Cabeça, em Moncarapacho, no concelho de Olhão, comer o folar.
Há mais de 70 anos que o Cerro da Cabeça é o local de encontro de muitas famílias e amigos, que na segunda-feira a seguir ao Domingo de Páscoa se reúnem para comer o folar. E este ano volta a cumprir-se a tradição, num piquenique que junta várias gerações para comerem o folar e divertirem-se no baile organizado pela União das Freguesias de Moncarapacho e Fuseta, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Moncarapacho.
Conforme explica a União das Freguesias de Moncarapacho e Fuseta “este costume começou nos finais dos anos quarenta do século passado e tornou-se numa das festas mais populares do sotavento algarvio. Em Faro, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira, organizavam-se excursões com a colaboração dos patrões que dispensavam os seus trabalhadores para puderem participar na festa”.
Assim, “debaixo de uma árvore e à volta de uma mesa, o folar era a iguaria mais desejada do piquenique, onde também os primeiros caracóis eram saboreados. A subida ao miradouro, construído propositadamente para a festa uns anos mais tarde, também era obrigatória, e à tarde havia um bailarico ao ar livre para culminar um dia de festa inesquecível, e que era aguardado ansiosamente, ano após ano”, acrescenta.
Num tempo em que as tradições já não são tão intensamente vividas, a segunda-feira em que se vai “comer o folar ao cerro” ainda revela ser uma atracção para muitos visitantes de todas as gerações e das localidades vizinhas, sendo um riquíssimo álbum de recordações dos velhos tempos.
Nos últimos anos o evento tem contado com o apoio da União das Freguesias de Moncarapacho e Fuseta, nomeadamente na organização do bailarico, e da Santa Casa da Misericórdia de Moncarapacho, proprietária do terreno.