Faleceu na manhã desta terça-feira, aos 98 anos, o médico tavirense Jorge Correia, que recebeu no dia 7 de Abril a medalha de ouro do Ministério da Saúde como reconhecimento da sua “entrega e dedicação incansável à área médica e à causa pública, com mais de meio século”.
Como o POSTAL avançou na altura, a distinção foi entregue a Jorge Correia na data em que se assinalou o Dia Mundial da Saúde e foi recomendada pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve ao ministério, devido ao percurso do médico, que foi também presidente da Câmara de Tavira durante 12 anos e deputado à Assembleia Nacional, no tempo de Salazar.
Formado em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina de Lisboa, em 1941, Jorge Correia regressou a Tavira, terra natal, onde exerceu a prática médica na Casa do Povo da Conceição, no Hospital da Misericórdia de Tavira, no Hospital de Tavira e no Centro de Saúde de Tavira, entre outros serviços, até aos 70 anos.
Ao longo da sua carreira médica ainda se voluntariou para trabalhar em Cabo Verde com equipas lideradas por especialistas conceituados da época.
Na área da educação, foi director e patrono da actual Escola Secundária de Tavira, que tem o seu nome.