Faleceu, esta quarta-feira, António Américo Lopes, antigo presidente da Câmara de Loulé.
António Américo Lopes Serra nasceu em Lourenço Marques, Moçambique, em 21 de Julho de 1934. Licenciou-se em Engenharia, especialidade de minas, pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, em 1961.
Foi Governador Civil do Distrito de Faro, primeiro como interino e depois como efcetivo, tendo tomado posse a 22 de Fevereiro de 1973.
Na área da Administração Pública, além de Governador Civil do Distrito de Faro, António Lopes Serra foi presidente da Câmara de Loulé, no período compreendido entre 1969 e 1972. Nos primeiros anos do seu mandato aprovaram-se as reparações no edifício dos Paços do Concelho, alargou-se a rede de energia eléctrica em Vilamoura e remodelou-se a da zona norte da Vila de Loulé.
De salientar também a entrada em funcionamento dos sistemas telefónicos de Alte e Salir, a reparação e construção de ruas e arruamentos em Loulé e Quarteira e o surgimento de vários projectos particulares, como o Porto de Recreio e o Casino provisório em Vilamoura e a construção de uma fábrica de cimento em Loulé, localizada no Cerro da Cabeça Alta, freguesia de São Sebastião.
Em 1972, após deixar a presidência da Câmara, António Lopes Serra foi nomeado Governador Civil substituto de Manuel Sanches Inglês Esquível e, em Fevereiro de 1973, foi nomeado Governador Civil.
Mais tarde seria ainda vereador da Câmara de Loulé, sob a presidência de Joaquim Vairinhos.
Dedicou-se depois à actividade comercial e turística.