Depois de durante anos apenas disponibilizar um ‘botão’ “gosto”, que se tornou icónico, o Facebook prepara-se para testar dentro em breve um botão “não gosto”.
A notícia está a ser avançada em vários órgãos de comunicação internacionais que citam o dono do Facebook, Mark Zuckerberg, que durante uma sessão de perguntas e respostas a decorrer na sede da Facebook afirmou que o novo ‘botão’ “tem como finalidade permitir às pessoas expressarem empatia” com determinadas situações.
Há já vários anos que muitos utilizadores da rede social pediam a criação de uma forma de expressão eficaz como o “gosto” para poderem exprimir-se em situações em que aquela manifestação não faz sentido.
Exemplo disso mesmo são as situações de morte ou que geram sentimentos de pena / empatia e para as quais o “gosto” não se aplica.
Recorde-se que o ‘botão’ “gosto” foi introduzido em 2009 e não tem alternativa, apenas sendo possível ao utilizador não clicar em “gosto” ou comentar, para evitar criar situações menos convencionais na reacção que deseja ter face a um determinado post.
Mark Zuckerberg foi claro ao dizer que “o que se pretende não é que o “não gosto” seja aplicável para provocar uma queda do número de gostos de um determinado post, mas sim que funcione como forma de expressão que evite clicar em “gosto” em posts onde tal reacção pode ser interpretada com insensível”, revela a BBC.
O dono da Facebook disse ainda que aquele era “um momento especial em que finalmente podia revelar que a Facebook está a trabalhar na criação do ‘botão’ “não gosto”, estando perto de o colocar em teste”.