O escritor Fábio Nobre vai estar na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, no próximo dia 24, pelas 21 horas, para apresentar o seu livro “O Silêncio das Palavras”, no âmbito da iniciativa “Livros Abertos”.
A apresentação do escritor vai estar a cargo de Helena Horta, professora na Universidade do Algarve.
“O Silêncio das Palavras” passa-se algures no Alentejo rural. Não há nomenclatura de terras mas percebe-se, pelo ambiente, que se trata dessa zona do país. António e Carlos são as personagens principais, cujos caminhos se cruzam por diversos motivos e de formas muito distintas.
Trata-se de um romance que fala de desencontros, e aí também se situa um dos motivos pela escolha do título, uma palavra dita fora de tempo ou uma interpretação incorrecta de uma palavra, é tudo quanto basta para desencadear um conjunto de factores que depressa fogem do controlo.
O tempo é lento, sente-se na melancolia e cisma das personagens. É um romance com muitas histórias por trás da história principal. A dona Chica, o Pastor das Ovelhas, o Taberneiro, a dona da Mercearia, enfim, à sua maneira, todas estas personagens secundárias acabam por descrever o ambiente com silêncios. Há também todo um jogo metaliterário, feito pelo autor, como se esta obra fosse, ela própria, um tubo de ensaio para experimentações literárias. É um romance de procura, com uma poética muito evidente que parece, ela mesma, galgar a própria história, como disse Lídia Jorge. Não é um romance exímio, longe disso, mas é um romance que demonstra o compromisso do autor para com as suas palavras e o tratamento da linguagem.
No final da apresentação terá lugar uma sessão de autógrafos.