A exposição itinerante “Dieta Mediterrânica: Património Cultural Imaterial da Humanidade”, propriedade da Câmara de Tavira, está patente, na Biblioteca António Rosa Mendes da Universidade do Algarve até final deste mês
Esta integra o conjunto de acções previstas no Plano de Salvaguarda, aprovado pela UNESCO, e destina-se a divulgar e promover a Dieta Mediterrânica nas suas diferentes vertentes.
A história milenar, as paisagens culturais e o ambiente, a saúde e nutrição, os ciclos astrais, os produtos sazonais, a candidatura/inscrição, as festividades cíclicas e a gastronomia são algumas das temáticas desenvolvidas em 19 painéis (português e inglês). Esta inclui, igualmente, os vídeos da candidatura aprovada e possibilita o acesso a jogos interactivos e a um painel de aromas. Neste espaço encontra-se, ainda, disponível material informativo impresso em português, inglês e espanhol.
Neste âmbito, o Grupo de Trabalho da Dieta Mediterrânica, no qual se insere Tavira como comunidade representativa desta inscrição na lista da UNESCO, promove um ciclo de seminários subordinado ao tema “Multidisciplinaridade do conceito da Dieta Mediterrânica” que terá lugar, nos dias 21 e 28 de Abril.
Assim, no dia 21, pelas 17 horas, estarão no centro das atenções as “Culturas e Dieta Mediterrânicas”, por Maria Palma Mateus, João Bernardes, Miriam Tavares, António Covas, Nídia Braz e Aurízia Anica.
No dia 28, no mesmo horário, o tema em destaque será a “Salvaguarda da Dieta Mediterrânica”.
A iniciativa conta com a colaboração da CCDR Algarve, Câmara de Tavira, Direcção Regional de Cultura do Algarve, Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (a confirmar) e Universidade do Algarve
Mais informação disponível em www.ualg.pt.