Natureza, desporto, cultura, gastronomia e vinhos são alguns dos atrativos turísticos que o Algarve leva à Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), de 13 a 17 de março, na FIL, com o objetivo de divulgar a riqueza e a diversidade da oferta da região.
A presença do Algarve neste certame faz-se com um conjunto de iniciativas direcionadas, quer para profissionais do setor, quer para o grande público.
Para o público especializado terá lugar a apresentação do “Observatório para o Turismo Sustentável”, que decorre dia 14 de março, às 14 horas, que conta com a presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e do presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), João Fernandes.
Em destaque estarão projetos nas áreas da natureza, como o “Algarve Nature Fest”, o “Guia de Turismo de Natureza Júnior”, o novo “Guia de Percursos Pedestres do Algarve”, o “Revitalizar Monchique – o turismo como catalisador” e o “SustenTUR Algarve”. Já na área do património o foco vai para o projeto “Algarve by Choice” e na cultura para o programa “365 Algarve”
Visitantes podem degustar de produtos regionais e provar vinhos
Para o público em geral, para quem a BTL abre portas no dia 15, às 17 horas, estão agendadas atividades como degustação de produtos regionais, provas de vinhos, música ao vivo e duas sessões de showcooking no âmbito do projeto “Algarve Cooking Vacations”.
Todas as atividades acontecem no stand do Algarve (pavilhão 1), cujo design relembra as paisagens das praias algarvias e a luminosidade da região, e no qual estão representados os 16 municípios algarvios e 20 unidades hoteleiras e operadores turísticos.
João Fernandes, presidente da RTA, realça: “a participação do Algarve na BTL é sempre um momento importante para a sua reafirmação como principal destino turístico do país. Permite-nos comunicar de forma direta com profissionais e público em geral e mostrar o resultado do trabalho de parceria entre as entidades e os agentes do setor em prol do enriquecimento da oferta, da qualidade e das experiências da região”.
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatítica (INE), em 2018 o Algarve consolidou o desempenho turístico positivo registado ao longo dos últimos anos, com um aumento homólogo dos proveitos totais de 4,7%, para 1.081 milhões de euros, e do número de hóspedes de 1,5%, para 4,2 milhões de hóspedes. Embora tenha registado uma ligeira descida nas dormidas (-1%, para um total de 18,8 milhões de dormidas), manteve-se como principal destino turístico de Portugal.
(ES/CM)