As Jornadas Europeias do Património – JEP 2020 decorreram entre 25 e 27 de setembro, sob o tema“Património e Educação”. São uma Iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia. Em Portugal a responsabilidade pelo programa da semana é da Direção-Geral do Património Cultural e o programa deste ano contou com 800 iniciativas, envolvendo 127 concelhos em Portugal continental e ilhas.
As JEP pretendem sensibilizar o público para a importância da relação que esta área detém com a arte, literatura, arquitetura, música, teatro e este ano em especial com a Educação. A integração do património cultural digital na sala de aula é também cada vez mais importante. O século XXI traz novas oportunidades na área de ensino e aprendizagem digital. Embora o currículo nacional possa diferir de país para país, a necessidade de compreendermos a nossa história comum europeia, o património cultural e os desafios para o futuro continua a ser abrangente. O património cultural digital pode ser utilizado não apenas durante o ensino das Artes, da História ou da Literatura, mas também proporciona uma excelente base para o ensino das disciplinas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
O Europe Direct Algarve e a Direção Regional de Cultura do Algarve reforçam esta mensagem com a apresentação do cenário educativo Padroreiras ou Pioneiras da Europa desenvolvido a partir do MOOC (formação digital)sobre: “A Europeana na sala de aula: o desenvolvimento de competências para o século XXI na esfera do património cultural digital” – Esta formação permitiu aos professores compreenderem melhor o património cultural a fim de o integrar nas suas aulas e práticas de forma eficaz, independentemente da disciplina que normalmente lecionam. Com este recurso em particular propõe-se aos alunos uma investigação sobre as Padroeiras da Europa, sua vida e seus escritos. Como marcaram a sua época? O que as tornou significativas para a História e a Cultura Europeias? Em que se destacaram e em que aspetos podem ser consideradas Pioneiras da Europa?
A Europeana é a maior biblioteca digital da Europa. Foi lançada pela Comissão Europeia a 20 de Novembro de 2008 e atualmente, dá acesso a mais de 58 milhões de registos de património cultural digitalizado de mais de 3600 instituições e organizações de património cultural. É de utilização totalmente gratuita para todos. Professores e estudantes utilizam-na para obterem inspiração para os seus projetos. A disponibilidade de obras-primas do domínio público serve de aperitivo, por exemplo, para os futuros turistas. Aweb-app Culturalgems que o Centro Comum de Investigação (CCI) tem vindo a desenvolver, oferece uma interface baseada em mapas, centrada nas cidades da Europa, recuperando pontos-chave de interesse do OpenStreetMap. O CCI convidou residentes locais e representantes das cidades a contribuírem com os seus lugares culturais e criativos favoritos, juntamente com informações práticas e críticas. A Comissão Europeia financia a iniciativa Europeana no âmbito do Mecanismo Ligar a Europa (Connecting Europe Facility – CEF).
Mais informação sobre a edição 2020:
Jornadas Europeias do Património 2020 | Direção-Geral do Património Cultural
Programa | Jornadas Europeias do Património 2020
O Centro Europe Direct Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros. Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 28 Estados Membro da União Europeia.
A Rede de Centros Europe Direct em Portugal inclui 15 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal.
Os Centros de Informação Europe Direct atuam como intermediários entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local. O seu lema é «A Europa perto de mim»!