Um estudo recente do AltIndex.com, citado pelo site Human Resources, aponta que os empregos em Inteligência Artificial (IA) e de machine learning estão destinados a liderar o crescimento no mercado de trabalho global até 2027.
O aumento da procura por automação e otimização em diversos setores, a crescente utilização da IA em aplicações voltadas para o consumidor e os investimentos em pesquisa em IA têm causado um impacto significativo na economia global, alterando as dinâmicas de trabalho e comunicação entre as empresas e clientes. Contudo, esta ascensão da IA também tem reflexos no mercado de trabalho, transformando os empregos na área em opções profissionais cada vez mais populares.
Mais de um Milhão de Novos Especialistas em IA e Machine Learning até 2027
Com 75% das empresas a manifestar o desejo de adotar big data, computação em nuvem e inteligência artificial nos próximos quatro anos, é compreensível que essas tecnologias continuem a ter um impacto expressivo no mercado de trabalho. No entanto, as atenções têm se voltado especialmente para a inteligência artificial e a IA generativa, com preocupações sobre a possível automação de mais de 50% das tarefas de quase 20% da força de trabalho nos próximos anos. Apesar dessas preocupações, os empregos no domínio da IA estão a consolidar-se como uma das escolhas de carreira mais promissoras.
De acordo com o Future of Jobs Report do Fórum Económico Mundial, prevê-se que os especialistas em IA e machine learning sejam os profissionais com maior crescimento até 2027, superando significativamente outras opções de carreira. As estatísticas indicam um crescimento de 40% nesses empregos até 2027, resultando na entrada de mais de um milhão de novos especialistas no mercado.
Sustentabilidade como o Segundo Emprego com Maior Crescimento
A crescente necessidade de um futuro mais sustentável coloca os especialistas em sustentabilidade como o segundo emprego com maior crescimento nos próximos quatro anos. O relatório também destaca que habilidades analíticas em geral serão valorizadas, seja como analista de inteligência empresarial, segurança da informação ou análise de dados, com profissionais especializados nessas áreas figurando no topo da lista. De acordo com as previsões do Fórum Económico Mundial, a formação para se tornar um engenheiro de tecnologias financeiras ou de robótica também será uma escolha sólida para quem busca estabilidade profissional no futuro.
Especialistas em IA e Machine Learning na Vanguarda de uma Indústria Bilionária
Não é surpreendente que os empregos na área da IA liderem a lista de profissões com maior potencial de crescimento nos próximos quatro anos, considerando o impressionante desenvolvimento do mercado de IA.
Um levantamento do Statista revelou que a indústria global de IA mais que dobrou em apenas três anos, atingindo um valor de 220 mil milhões de euros e 250 milhões de utilizadores em 2023. A expectativa é que esse número cresça 27%, alcançando os 281,6 mil milhões de euros em 2024. Com empresas e utilizadores em todo o mundo adotando tecnologias e soluções de IA, prevê-se que o mercado como um todo cresça a uma taxa CAGR de 17%, atingindo um valor de meio bilião de euros em 2027.
O machine learning, o maior segmento do mercado de IA, deverá crescer 122% nesse período, alcançando um valor de 326 mil milhões de euros, em comparação com os 145 mil milhões de euros do ano passado. Prevê-se que sua subcategoria, a IA generativa, represente um quarto do valor total do mercado em 2027, subindo dos 18% registrados em 2023.
As estatísticas também apontam que cerca de 314 milhões de pessoas utilizarão ferramentas de IA em 2024, quase 60 milhões a mais do que no ano passado. Com aproximadamente 60 milhões de pessoas a adotar soluções e ferramentas de IA anualmente, estima-se que todo o mercado ultrapasse os 500 milhões de utilizadores até 2027.
Leia também: Conheça a praia que fica entre o Algarve e o Alentejo e que é uma das 7 maravilhas de Portugal