A época alta já chegou e as temperaturas elevadas que se fazem sentir no Algarve convidam a dias de praia com muitos mergulhos. No entanto, se está cansado da rotina de férias, pode abdicar de um dia deitado na praia para percorrer os dois melhores passadiços do Algarve. Enquanto um deles permite combinar a caminhada com alguns mergulhos no mar, o outro leva-o até ao interior do Algarve e promete uma boa dose de adrenalina.
Se quiser manter-se junto do mar para poder refugiar-se do calor nas águas do Atlântico, pode percorrer aquele que é o maior passadiço do Algarve. O percurso inicia-se na Praia dos Três Irmãos, em Portimão, e leva-o sempre junto ao mar, até ao pontão da Praia do Alvor. Depois, o percurso segue para a Ria de Alvor e ficará a conhecer todo um conjunto de dunas, pequenas praias e sapais. Este passadiço tem seis quilómetros de extensão, pelo que, ao começar e terminar no mesmo ponto terá de percorrer o dobro da distância.
Em oposição aos Passadiços de Alvor, os do Barranco do Demo levam-no a conhecer a serra do Algarve. Situados em Monchique, os Passadiços do Barranco do Demo consistem numa estrutura de madeira que se estende ao longo de um quilómetro. Esta integra-se num percurso pedonal com mais de seis quilómetros, que liga a aldeia de Alferce ao castelo. Não é preciso muito tempo para percorrer o trilho na sua totalidade.
Apesar de não ser necessário dispensar muito tempo do seu dia para percorrer os Passadiços do Barranco do Demo, estes prometem desafiar aqueles que têm medo de alturas. Tal deve-se ao facto de ali existir uma ponte suspensa com 50 metros de comprimento e construída a 20 metros do chão. Segundo a NiT, a partir da ponte é possível observar os montes da Serra de Monchique cortados pela água da ribeira de Odelouca.
Leia também: Fica no Algarve e é uma das 10 cidades mais baratas para viver em Portugal